Inversores solares

Inversores solaresInversores solares são componentes comumente encontrados em sistemas fotovoltaicos (PV) de energia. O propósito de um inversor solar é transformar a corrente contínua (DC) gerada por um sistema fotovoltaico em corrente alternada (AC), que pode ser enviada para uma rede elétrica ou consumida no local. Estes inversores podem ser utilizados em conjunto com sistemas de baterias ou dispositivos de potência. Eles também possuem algumas características de identificação que se destinam especificamente ao uso com painéis PV, como controle de ponto de potência máxima (MPPT). Alguns inversores que são usados para conectar um painel fotovoltaico em uma rede de energia também têm proteção contra o fenômeno de ilhamento.

Quando os painéis fotovoltaicos são usados para gerar eletricidade a partir da radiação solar, a saída resultante é uma corrente variável direta. Isto é semelhante ao tipo de energia elétrica encontrado em baterias, e deve ser transformada em corrente alternada antes que possa alimentar uma casa ou empresa. O processo de alteração DC em AC é realizada por um inversor, embora a maioria destes dispositivos seja projetada para trabalhar com corrente contínua não-variável. Diferentemente da maioria dos outros inversores, um inversor solar é projetado especificamente para trabalhar com a variável DC gerada por estruturas de sistemas fotovoltaicos.

O controle de ponto de potência máxima (MPPT) é um dos recursos especializados que podem ser construídos em um inversor solar. Esta tecnologia permite que o inversor solar possa aplicar uma carga para cada célula PV, a fim de obter o mais alto nível de energia possível. Vários algoritmos diferentes podem ser usados em sistemas de MPPT, embora todos eles sejam destinados a aumentar a eficiência desta forma geral.

tipos de Inversores solaresOs dois principais tipos de inversores solares são definidos pelo fato de que eles são feitos para serem usados em aplicações de rede “amarradas”. Fora da rede, os inversores são utilizados para alimentação diretamente para uma casa ou empresa que não recebe energia elétrica a partir de qualquer fonte externa. Unidades de rede-amarrada são necessárias para aplicações em que a casa ou empresa é conectada a uma rede elétrica externa. Além de fornecer energia a um site local e carregar baterias de reserva, as unidades de rede-amarrada também são capazes de retornar a eletricidade excedente para o sistema. Uma vez que as instalações podem receber energia de uma rede ou um painel PV local, algumas precauções adicionais podem ser necessárias.

Na maioria dos casos, os tipos de inversores são destinados a desligar se os edifícios se desconectarem da rede elétrica externa. Certas circunstâncias podem levar um inversor solar a continuar a funcionar após tal desconexão, o que é um fenômeno conhecido como ilhamento. Muitos inversores solares contêm medidas anti-ilhamento para impedir que isto ocorra, e esses recursos são, por vezes, exigidos por estabelecimentos públicos antes de um painel fotovoltaico pode ser amarrado na grade. Outros inversores possuem um circuito que pode cortar intencionalmente as instalações off da grade de modo que a matriz PV só vai fornecer eletricidade para o site local.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password