Como funciona um ventilador axialUm ventilador axial é um dos principais tipos de ventiladores industriais. Esses tipos de ventiladores consistem tipicamente de três a cinco lâminas que têm uma ligeira curva, a fim de direcionar o ar em movimento. Esses ventiladores axiais industriais puxam o ar diretamente atrás das lâminas e o empurram para a frente. Os baixos custos de produção e a capacidade de movimento alta de ar do ventilador axial faz com ele seja um meio de resfriamento comum para muitas formas de dispositivos eletrônicos e maquinaria.

Estes foram alguns dos primeiros ventiladores industriais produzidos em massa fãs no mercado. Os primeiros ventiladores axiais domésticos remontam ao final de 1800. Com a exceção de certas características de segurança física e eletrônica e o motor de velocidade variável, a tecnologia foi quase idêntica aos ventiladores modernos.

A construção de um ventilador axial é realmente muito simples. Um motor interno está ligado a um eixo que é, por sua vez, ligado a várias pás do ventilador. As lâminas são anguladas em relação ao eixo, geralmente em torno de 45 graus. As lâminas podem ter uma conexão em ângulo, ou as lâminas podem dobrar à medida que se afastam do eixo, de qualquer forma, eles devem ter um ângulo, a fim de ser um ventilador axial. Enquanto o motor gira o eixo, o eixo gira as pás e as lâminas movem o ar.

ventilador axialAs lâminas anguladas são a pedra angular do ventilador axial. Eles permitem que o ventilador puxe o ar diretamente atrás das lâminas e empurre-o com força para fora diretamente na frente das lâminas. Este movimento é realizado paralelamente ao eixo em rotação, criando uma linha reta de efeito.

Os outros principais tipos de ventiladores, como os ventiladores centrífugos, trabalham em um princípio semelhante, mas de uma maneira diferente. Esses ventiladores puxam o ar e expulsam-no em uma direção diferente. Isso é porque eles usam lâminas retas, de modo que o ar não é dirigido como um ventilador axial. As lâminas retas criam menos resistência ao vento, para que eles possam superar geralmente um ventilador axial de um tamanho similar, mas seu design os seus limites de aplicações.

É possível encontrar ventiladores axiais na maioria dos lares modernos. Esses fãs são o tipo mais comum de sistema de refrigeração de ar forçado utilizado em eletrodomésticos, como computadores e televisores. Além disso, muitas casas usam ventiladores de teto, ventiladores de parede ou ventiladores de pedestal para circulação de ar. Todos esses tipos de ventiladores geralmente são equipamentos axiais.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos