Toyota espera bater recorde de vendas em 2012A fabricante de automóveis japonesa Toyota Motors (7203.T ) prevê um salto de 20% em 2012 para um recorde de vendas: 8.48 milhões de veículos. A empresa, assim como muitas outras no Japão, se recupera de perdas de produção causadas por desastres naturais no Japão e na Tailândia este ano. Até então, o maior número foi atingido em 2007, com 8,43 milhões de unidades.

A Toyota, principal montadora do mundo desde 2008, deve perder em 2011 sua coroa para rival norteamericana General Motors (GM.N) depois que o terremoto e o tsunami de março no Japão e as inundações na Tailândia afetaram a produção e a cadeia de suprimentos ao redor do mundo.

Com vendas estimadas este ano em 7,90 milhões de veículos para o grupo, que inclui também as empresas Daihatsu Motor (7262.T) e Hino Motors (7205.T), a Toyota provavelmente ficará em terceiro lugar, atrás da General Motors e do grupo alemão Volkswagen (VOWG_p.DE ).

Toyota espera bater recorde de vendas em 2012A empresa poderá recuperar a primeira posição no próximo ano, uma vez que está construindo estoque para atender à demanda reprimida e adiciona capacidade de produção no Brasil e China, entre outros países.

"A razão pela qual eles perderam vendas este ano foi porque eles não podiam construir os carros. Agora que eles podem, é possível que eles retomem o primeiro lugar", disse Satoru Takada, analista da TIW, firma de análise japonesa.

Mesmo assim, hoje a agência de ratings Moody disse que pode cortar ratings da Toyota por causa da "probabilidade de que a recuperação da rentabilidade da Toyota será mais demorada do que o previsto devido à exposição significativa da empresa ao iene forte”.

(com informações da Reuters)

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas