Tipos de serviços de despoluiçãoProdutos químicos ou outros poluentes podem contaminar a água, a terra e o solo, tornando estes ambientes inseguros para os seres humanos e outras formas de vida. Quando isso acontece, os serviços de despoluição se mostram essenciais e necessários para restaurar as áreas contaminadas a uma condição que já não represente uma ameaça à vida ou à saúde dos seres vivos. O tipo de serviços de despoluição necessários depende da natureza e da localização do problema.

Por exemplo, quando um caminhão-tanque derrama material potencialmente perigoso em uma estrada, as empresas prestadoras de serviços de despoluição que se especializam no tratamento de vazamentos de produtos químicos são chamados para remover o material tóxico da estrada e garantir que nenhum vestígio residual permaneça na superfície ou infiltre-se no solo nas proximidades. Da mesma forma, quando o mofo ou bolor é encontrado crescendo nas paredes ou na canalização de uma casa ou prédio comercial, os prestadores de serviços de despoluição são treinados e equipados para lidar com a remoção do mofo. Possivelmente, os processos de despoluição e reparos mais familiares são os de remoção de amianto dos edifícios.

Um grande número de pessoas depende de água subterrânea para consumo. Algumas águas subterrâneas ainda são primitivas, mas outros reservatórios tornaram-se poluídos devido às atividades humanas sobre a superfície da terra. Resíduos industriais ou de manufatura podem ser armazenados em recipientes que permitem uma drenagem diretamente para um campo aberto, onde a água do poço de abastecimento de água subterrânea é coletada e despoluída para se tornar segura para o consumo humano ou animal.

Tratamentos químicos, biológicos ou tratamentos físicos, ou até mesmo a combinação desses tratamentos, são capazes de remover os contaminantes da água subterrânea, de modo a deixá-la potável. Conforme o abastecimento de água diminui, os serviços de despoluição ou descontaminação de águas subterrâneas purificam as águas subterrâneas poluídas.

serviços de despoluiçãoAntes de as pessoas tomarem consciência dos perigos ambientais e sobre a gestão de resíduos no meio ambiente, algumas fábricas e plantas industriais eliminavam seus resíduos e subprodutos indesejáveis em terrenos baldios mais próximos de córregos, rios e lagos. As agências regulamentadoras de vários países, assim como o Brasil, puseram um fim a muitos desses abusos, e a terra, inutilizada pela poluição anterior, pode ser restaurada através de procedimentos de descontaminação da terra.

Algumas empresas que atuam nesse setor recuperam a terra por intermédio de diversos métodos, tais como a introdução de poluentes de neutralização de bactérias em uma determinada área, ou simplesmente desenterrando o solo contaminado e movendo-o para um local mais seguro. Outro tipo de contaminação do solo pode ser descoberto quando uma propriedade comercial ou industrial é vendida ou reaproveitada. Em alguns países, como nos EUA, são exigidos testes para descobrir a presença de substâncias tóxicas no interior do solo e na superfície.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente