Como melhorar a eficiência da equipeA eficiência de uma equipe se refere à maneira de levar as pessoas numa empresa ou instituição a trabalhar em conjunto de forma eficaz. Líderes de empresas precisam ter em mente que estimular e motivar uma equipe são ações fundamentais para um trabalho bem-sucedido. Na carreira industrial, trabalho em equipe é uma qualidade importante em qualquer área.

Como melhorar a eficiência de uma equipe? Um grupo de pessoas trabalhando juntos pode conseguir muito mais do que se os integrantes da equipe estiverem trabalhando por conta própria. A eficácia da equipe é determinada por uma série de fatores.

O sucesso de uma equipe depende, em parte, de reunir e misturar pessoas que têm habilidades diferentes que, de alguma forma, se complementam. Isto pode significar diferentes habilidades técnicas ou habilidades de comunicação. Na verdade, unindo pessoas que compartilham as mesmas características exatas é, muitas vezes, uma receita para o fracasso. Uma equipe competente depende de pessoas fazendo papéis diferentes em um ambiente de grupo. Se não houver acordo sobre quem faz o quê no conjunto, é improvável que o grupo prospere.

Excelente eficácia de equipe está diretamente ligada ao interesse que o grupo tem em relação ao projeto. Se o trabalho é muito fácil ou muito difícil, ou se as recompensas para alcançar o resultado final não parecem valer a pena o esforço, a equipe pode acabar trabalhando sem entusiasmo no projeto. A tarefa também deve ter um resultado claro. Trabalhar com um objetivo específico aumenta significativamente o entrosamento e, consequentemente, a eficiência da equipe.

Como melhorar a eficiência da equipeO trabalho em equipe tem um possível problema: às vezes, os grupos acabam por tomar decisões que eles sabem que não são as melhores para o projeto, apenas para que possam manter o processo em movimento. Por isso, é importante desenvolver a capacidade de resolver conflitos sem comprometer a qualidade do projeto. Conflitos são inatos a qualquer trabalho feito em grupo e devem ser encarados como parte do desafio e não como algo a ser evitado.

Uma maneira de aumentar a eficiência da equipe é concordar de antemão sobre um código de conduta. Conforme surgem os conflitos, é importante saber como lidar com eles. O que é permitido e o que não é? Como a equipe vai lidar com desentendimentos? É uma discussão aberta favorecida ou vale o voto do grupo em decisões importantes? Saber o que esperar e ter um plano já pensado vai tornar o processo de trabalho em grupo muito mais fácil.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Carreira Industrial
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Carreira Industrial