Tensão eletrostática em tubos de polietileno

Tensão eletrostática em tubos de polietilenoFazer o teste de tensão eletrostática em um tubo de polietileno é uma precaução e uma medida importante de segurança em elétrica. Conforme a água, o gás ou o esgoto são empurrados e fluem através da tubulação, a eletricidade estática é gerada a partir do atrito entre o tubo e o que está se movendo através dele.

No tubo de PVC, que raramente tem uma grande dose de tensão eletrostática, mesmo uma pequena quantidade de eletricidade pode ser perigosa quando algum produto inflamável fica nas proximidades. Uma faísca eletrostática representa um perigo para outros tubos que transportam gás natural, tanques de retenção de petróleo ou qualquer outra coisa que possa ser inflamada e explodir. Medir a tensão eletrostática de um tubo de polietileno é o primeiro passo para determinar se há um perigo em potencial.

Para fazer o teste de tensão eletrostática em um tubo de polietileno, abra as válvulas que conduzem ao tubo de polietileno. O interesse, nesse momento, é criar o máximo de tensão eletrostática e permitir que o tubo se abasteça por vários minutos.

Em seguida, ligue o medidor eletrostático e aperte o botão “Reset” para zerar a sonda. Segure o medidor eletrostático em uma distância entre 1 e 5 milímetros da tubulação. Faça a leitura e anote os dados.

Percorra entre 3 e 4 metros de extensão do tubo. Zere o medidor eletrostático novamente e tome outra medida. Continue seguindo na direção do tubo, fazendo leituras a cada 3 ou 4 metros. Anote as leituras.

Tensão eletrostática em tubos de polietilenoO tubo de polietileno é frequentemente usado para o transporte subterrâneo de gás natural. É durável e flexível.

Consertar um tubo de polietileno é simples. No entanto, o material é suscetível ao aumento da eletricidade estática. Eletricidade estática e gás natural geram uma combinação perigosa.

Quando o tubo de polietileno preenchido com gás é exposto ao ar livre para manutenção ou reparos – especialmente quando o tubo é comprimido ou existem gargalos de gás pressurizado através do tubo -, o material desenvolve a eletricidade estática. A fim de impedir a eletricidade estática de acender o gás, as camadas do tubo se previnem para dissipar a carga, aterrando o polietileno. O aterramento do tubo de polietileno é simples.

Corte a serapilheira (pano de juta) em tiras de aproximadamente 4 polegadas ou 10 centímetros. Quanto mais longas as tiras, melhor. Amarre as tiras uma a uma.
Enrole o tubo com as tiras de pano toda a extensão exposta. Não deixe espaços entre os envoltórios de aterramento material e cubra o tubo inteiro.
Misture 3 xícaras de sabão em pó ou surfactante para cada 5 litros de água. Mexa bem a água até que apareçam bolhas e espuma. Despeje a água na tubulação, saturando as tiras de pano.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password