Sistemas de gestão de armazéns

Sistemas de gestão de armazénsSistemas de Gestão de Armazéns estão disponíveis desde os mais antigos sistemas de computador e têm ajudado o mercado da armazenagem e logística a melhorar a funcionalidade da localização de armazenamento. Hoje, os softwares de gestão de armazéns podem ser independentes ou parte de um sistema de Planejamento de Recursos Empresariais (PRE) e pode incluir tecnologia e inovação complexa como a Identificação por Radiofrequência (IRDF) e reconhecimento de voz. No entanto, o princípio básico do sistema de gestão de armazenagem permaneceu o mesmo, que é fornecer informações para permitir o controle eficiente da movimentação de materiais dentro do armazém.

Ao escolher um software de gestão de armazéns, existem muitos vendedores para selecionar aquele que mais se encaixa em seu negócio. Se você atualmente utiliza um sistema de PRE, em seguida, os programas de gestão de armazéns podem ser parte desse conjunto, ou você pode usar um pacote de software para armazéns.

Implementar um sistema de gestão de armazéns é, muitas vezes, complexo. Planejamento do projeto é fundamental para o sucesso de qualquer ação de sistemas de gestão de armazéns (SGA). O projeto requer recursos para recolher dados sobre o armazém físico, materiais, inventário, bem como definir as estratégias necessárias para operar o armazém. Há o desafio adicional de adoção do sistema e também da operação do armazém. Um fator importante de todos os projetos ainda é continuar enviando pedidos enquanto o sistema de gestão de armazéns está sendo implementado.

A complexidade de um sistema de gestão de armazéns varia de acordo com cada negócio. As dimensões físicas e características de cada item no armazém devem ser obrigatoriamente recolhidas e inseridas no novo sistema. Cálculos de capacidade requerem o tamanho físico e peso do item, bem como as dimensões de todas as caixas de armazenamento ou racks no armazém.

As opções de armazenamento para cada item são necessárias: por exemplo, se os itens podem ser armazenados separadamente, em pallets ou se podem ser empilhados. Cada item deve ser revisto para ver se ele tem limitações físicas em relação a seu armazenamento, tais como a exigência de refrigeração.

Sistemas de gestão de armazénsInformações sobre materiais perigosos precisam ser coletadas para que o item não seja armazenado em determinadas áreas. Essa informação é apenas parte dos requisitos da implementação do sistema de gestão de armazenagem. O sistema requer decisões sobre a configuração a ser feita sobre como os itens devem ser colocados ou removidos do sistema, em que ordem, para que tipos de materiais e os métodos de colocação e remoção deve ser usado.

A implementação requer entrada significativa a partir dos recursos que operam no armazém no dia-a-dia e isso pode ser uma pressão sobre as operações do armazém. Um projeto bem sucedido irá reconhecer esse fato e assegurar que os funcionários necessários para a implementação tenham um back-up adequado para que as operações do armazém não sofram prejuízos.

Após o lançamento bem sucedido do sistema de gestão de armazenamento, muitas empresas descobrirão que os recursos necessários para operar o sistema é maior do que antes da implementação. Isto acontece, principalmente, devido à natureza dos dados intensivos do software e do fato de armazéns estar em um estado de fluxo; racks são movidos e recoloados, estratégias mudam, novos itens são adicionados e novos processos desenvolvidos.

Essa precisão é fundamental para o software operar e, para isso, os dados terão de ser inseridos com precisão e em tempo hábil. Embora a maioria das novas estratégias reduzam os custos do trabalho na colocação e remoção de materiais, muitas vezes há uma função de gestão de armazém aumentada, necessária apenas para operar o software.

Apesar da complexidade, um sistema de gestão de armazenamento oferece às empresas benefícios significativos. Não só há a redução dos tempos de ciclo de colocação e remoção, mas ocorre uma melhora na precisão do inventário, bem como maior capacidade de armazenamento, armazenamento de materiais mais organizado e maior flexibilidade de operações do armazém

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password