Formas e moldes para concreto molhadoConcreto é um material extraordinário - não só resistente a choques e durável quando seca, mas maleável quando molhado. Na verdade, quando a mistura de concreto está molhada, é suave o suficiente para ser moldada da forma desejada.

Moldes para concreto molhado são chamados de formas e eles são uma parte crucial da construção civil de concreto.

Terminologia

Fazer blocos de concreto ou uma parede de concreto requer o uso de formas para manter a mistura de concreto no lugar. Elas não precisam ser muito detalhadas, apenas suficientemente fortes para resistir o peso do concreto molhado. Pias, bancadas e artigos semelhantes para uso interior são feitos da mesma maneira, mas as formas são chamadas de moldes. Um molde é realmente apenas um outro nome para as pequenas e detalhadas forma de trabalho com o concreto.

Moldes

Você pode fazer seu próprio molde a partir de materiais como espuma de poliestireno e plástico, vidro, modelar o material na forma desejada, em seguida, adicionar uma camada de epóxi. Esse processo funciona bem para moldes personalizados que têm uma forma irregular, mas é demorado e requer alguma habilidade técnica.

Alternativamente, os fabricantes costumam comprar moldes de empresas que se especializam em sua produção. Moldes para camadas superiores e altas vendidos em lojas especializadas são, muitas vezes, feitos de melamina e moldes de imersão são, geralmente, feitos de fibra de vidro ou material similar.

Formas e moldes para concreto molhadoFormas

O tipo de forma utilizada depende do tamanho do projeto. Se um projeto é pequeno, então a maioria dos construtores usa apenas postes de madeira madeira ou estacas de concreto para manter o concreto molhado no lugar. Projetos maiores podem exigir o uso de formas de metal resistente para manter o concreto úmido estacionário. Formas, mesmo para projetos maiores, como fundações de arranha-céus, necessitam de formas gigantescas feitas de aço de boa qualidade. Os engenheiros e arquitetos também podem fazer uso de forma de forros, que são afixados no interior da forma de trabalho e deixam uma marca no concreto.

Considerações finais

Tirar concreto a partir de moldes feitos de borracha ou aço pode exigir a utilização de um agente de liberação. Concreto liberado a partir de moldes feitos de vidro, plástico e melamina, no entanto, geralmente não necessita de um agente de liberação e os tipos de moldes proporcionam uma superfície bastante lisa.

Se a aparência final é importante, o molde ou forma deve ser à prova d'água para que a água não vaze a partir do concreto. Trabalhar com uma forma isolante de concreto é outra opção que incorpora espuma de poliestireno, proporcionando assim melhor isolamento.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil