Medidas de segurança em miniempilhadeirasEm qualquer tipo de indústria, a segurança do trabalho deve ser uma prioridade, especialmente quando se trata de utilização de máquinas como a miniempilhadeira (skid steer).

Esse equipamento é amplamente utilizado devido à sua flexibilidade e por funcionar muito bem nas áreas de construção civil. Trabalhadores operam esse tipo de máquina para facilitar o trabalho de cavar o solo, levantar materiais pesados, mudá-los de lugar e muitas outras tarefas. No entanto, como um operador, você deve saber como usar a miniempilhadeira com segurança para evitar lesões.

Antes de operar a máquina, você deve estar familiarizado com o que você está lidando. Tente ler o manual e verificar as características de segurança. O usuário tem que adquirir conhecimento sobre toda a máquina, de modo que ele seja capaz de controlá-la de forma adequada e seguir o que o fabricante recomenda. Certifique-se que você só vai usá-la de acordo com sua capacidade para evitar quaisquer danos e lesões no local de trabalho.

Antes de entrar na miniempilhadeira, você deve verificar se os anexos (acessórios) estão aplicados de forma adequada. Tente fazer uma análise física da máquina, percorrendo todo o seu redor e observando com atenção. Verifique os parafusos e partes menores. Não comece se você estiver em dúvida de que algo está errado com uma parte específica. Além disso, não entre em sua área de controle se o anexo estiver levantado. É muito arriscado e não segue as normas de segurança ao operar esse tipo de máquina.

Medidas de segurança em miniempilhadeirasQuando você estiver sentado na área de controle, deve sempre usar o cinto de segurança. A máquina pode ter algum acidente ou queda enquanto você está fazendo seu trabalho. Verifique outros equipamentos de segurança como as luzes, a aderência das alças e outras partes. Isso ajuda a, de alguma forma, se certificar de que se algum imprevisto acontecer, você está seguro.

Quando você já estiver trabalhando na máquina, verifique se está seguindo a velocidade segura recomendada. Você deve ficar sempre à direita e tentar se mover em terreno plano. Mova-se devagar, se existem alguns trabalhadores que trabalham no canteiro de obras e tente manter o anexo para baixo se você ainda está operando a máquina.

Uma vez terminado o trabalho, na saída da área de controle, verifique se você já acionou os freios, para se certificar de que o equipamento não irá se mover mais, coloque o acessório para baixo e, em seguida, desligue o motor. Ela não só garantir a segurança da miniempilhadeira, mas também prepara a máquina para ser usada na próxima vez.

Essas são as medidas de segurança para operar uma miniempilhadeira. A segurança total pode ser alcançada quando você sabe o que fazer antes, durante e depois de operar a máquina em sua área de trabalho.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Segurança do Trabalho
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Segurança do Trabalho