Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Acidentes de trabalho em mineração

A maioria dos países de mineração configura um treinamento de segurança específico de atualização para engenheiros experientes para acompanhar mudanças na legislação e tendências

Mais notícias relacionadas a mineração:

Rio Tinto considera suspensão na maior mina de cobre na Mongólia
Em plena capacidade, a mina será responsável por quase um terço da produção econômica da ...


O que foi o desastre da mina Sago
Poucas horas depois do desastre, a pequena comunidade em Virgínia do Oeste foi inundada pela ...


Onde estão os maiores depósitos de ouro
Cientistas teorizaram que rios, fontes termais e outras fontes de água são responsáveis por grandes ...


Acidentes de trabalho em mineraçãoPor causa dos perigos únicos nas operações de mineração, os trabalhadores precisam de treinamento intenso de segurança. Treinamentos obrigatórios e opcionais estão amplamente disponíveis para os profissionais da área e ajudam a elevar os padrões de segurança do trabalho no setor de mineração.

Na maioria dos países que possuem mineradoras, cada mina tem um programa de treinamento para beneficiar o trabalhador em questões de saúde e segurança do trabalho. Cada plano deve incluir uma certa quantidade de horas de formação básicas de segurança para mineiros novos, ou seja, sem experiência. Além dos cursos e treinamentos para os novos mineiros, cada trabalhador deve receber treinamento de segurança regular de reciclagem a cada ano e os mineiros atribuídos a novos postos de trabalho devem receber treinamento de segurança relacionado com a sua nova tarefa.

Simulações e treinamentos

Cada vez mais, as empresas mineradoras usam ferramentas mais inovadoras para formar os mineiros, tais como simuladores de máquinas e simuladores de realidade virtual. Ao simular condições reais de emergência em minas, os funcionários estão melhor preparados e as empresas podem avaliar o progresso de um trabalhador e suas habilidades instantaneamente.

Acidentes de trabalho em mineraçãoPessoas responsáveis pela operação de detonação participam de treinamentos específicos e são obrigados a ser licenciados para o uso de explosivos e sistemas de ignição. A maioria dos países de mineração configura um treinamento de segurança específico de atualização para engenheiros experientes para acompanhar mudanças na legislação e novas tendências tecnológicas.

Fabricantes de máquinas de mineração geralmente oferecem cursos de operação de máquinas e manutenção, com ênfase em práticas de segurança devido a passivos potenciais em caso de acidentes.

Esforços conjuntos de governos, operadores de minas, organizações profissionais e acadêmicos costumam nortear as regras de segurança na maioria dos países em que a mineração é um ativo econômico importante para as legislações de segurança e harmonização das práticas.

No entanto, grupos de mineração internacionais desenvolveram padrões de exploração e produção de saúde e segurança que são implementados em suas minas, independentemente dos países em que atuam. Como eles são padrões corporativos adotados por grupos em todo o mundo, essas normas e prescrições são provavelmente muito mais protetoras do que muitos regulamentos locais.

A tecnologia do padrão

A introdução de novas tecnologias tem continuamente contribuído para reduzir os acidentes e as taxas de mortalidade na indústria da mineração. A maior ocorrência de acidentes nos países em desenvolvimento e em operações de mineração ilegal está diretamente relacionada à falta de tecnologia avançada, especialmente sobre equipamentos de proteção individual (EPIs), padrões de equipamentos de proteção, incluindo os dispositivos de rádiocomunicação adequada ou lâmpadas de segurança que desencadeiam atmosferas explosivas, infraestrutura de exploração, infraestrutura para exploração de alarme de incêndio, gerenciamento de gás, resgate de mineiros, ventilação, etc.

Produtos explosivos

Existe uma ampla gama de modernos explosivos de emulsão à base de água, que precisam de detonadores programáveis para iniciar. Eles fazem uma grande diferença na segurança, em comparação com a instabilidade dos explosivos baseados em TNT ou detonadores tradicionais (fusíveis). Entre 1978 e 2000, 106 mineiros morreram e 1.050 ficaram feridos por explosivos e agentes de ruptura.

Detonadores eletrônicos são um bom exemplo do progresso tecnológico para um ambiente mais seguro de mineração. A vantagem real para a segurança do sistema é que o mineiro no comando pode conferir verificações total do sistema antes que ele entre em uma seqüência de carga e fogo, o que significa que quase todos os problemas em potencial serão conhecidos antes de disparar. Assim, medidas corretivas podem ser tomadas e salvar vidas. No passado, esse nível de transparência de segurança operacional era impossível.

Algumas minas já criaram sistemas totalmente robotizados de perfuração e explosivos de carregamento, para substituir operadores em ações mais perigosas.

Divulgação e leis

Ser capaz de esconder facilmente um acidente do público não dá incentivo algum para os operadores locais para melhorar os padrões de saúde e segurança em suas operações. A liberdade de imprensa, sindicatos e ONGs desempenham um papel fundamental na redução da taxa de acidentes de trabalho em mineração.

Preocupação pública sobre acidentes com minas já solicitado aprovação de leis mais rigorosas de segurança, melhorando a metodologia de treinamento com práticas mais seguras e melhor tecnologia.

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a mineração:

Minério de ferro cai para menos de US$90/tonelada

A queda vem sendo constante há alguns meses. Agora, o minério de ferro, usado na produção de aço e principal commodity de exportação brasileiro, está cotado ...
Boom de recursos da Austrália chegou ao fim, diz ministro

Martin Ferguson, ministro de Recursos da Austrália, disse que o boom de commodities no país, uma das grandes forças por trás de seu crescimento econômico ...
Processo de lixiviação in-situ

Lixiviação in-situ é um processo utilizado em mineração para a recuperação de certos tipos de minerais, como ouro, urânio e cobre. A técnica requer que buracos ...
O que é cominuição

Cominuição é processamento de materiais para quebrar rochas e matéria-prima crua em partículas menores e pedaços. Isto é usado na mineração e na produção de uma ...
Produção da Vale aumenta 15% no segundo trimestre

A produção da mineradora Vale atingiu 80,542 milhões de toneladas neste segundo trimestre, batendo recorde com o melhor resultado para o período entre março e ...
Processo de Zachary

A turquesa, encontrada pela primeira vez nos depósitos antigos na Pérsia, foi extraída e utilizada por milhares de anos. A pedra azul luminescente é valorizada pela sua cor ...
Perigos das minas abandonadas

Minas e pedreiras abandonadas são locais extremamente perigosos. Todos os anos, apenas nos EUA, cerca de 20 a 30 pessoas morrem em acidentes que ocorrem nesses locais. Algumas dessas ...

Mineração
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Mineração


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google