antenas fractaisAntena fractal é um tipo de antena que usa um desenho fractal para maximizar seu comprimento ou perímetro de material que recebe ou transmite radiação eletromagnética por meio de uma área, superfície ou volume determinado. Antenas fractais são aproximadamente 20% mais eficientes do que as convencionais.

Fractais são "curvas quebradas". Eles são uma classe da geometria que tem sido definida e popularizada pelas pesquisas de Benoit Mandelbrot e muitos outros. Os fractais estão divididos em dois principais tipos geométricos: determinísticos e aleatórios (caótico). Fractais aleatórios são bastante familiares e muitos os visualizam como formas aleatórias (movimento browniano); dendrites, ou relâmpagos. Fractais determinísticos têm um "motivo" ou "gerador" e aplicam esse padrão em escalas de tamanho sucessivas. Fractais geralmente são descritos como sendo "auto-similares" ou "auto-simétricos".

Muitas antenas de elemento fractal usam a estrutura fractal como uma combinação virtual de capacitores e indutores. Isso faz com que a antena tenha muitas ressonâncias diferentes, que podem ser escolhidas e ajustadas ao escolher o desenho fractal adequado.

Ressonâncias elétricas não podem ser diretamente relacionadas a uma determinada escala de tamanho da estrutura da antena fractal. O tamanho físico da antena não está relacionado ao seu desempenho de ressonância ou de banda larga. A regra geral de o comprimento da antena estar perto do comprimento de onda de frequência-alvo não se aplica da mesma maneira com antenas fractal.

antenas fractaisAs antenas fractais são mais versáteis que as antenas comuns, porque operam bem em diversas frequências, diferentemente das antenas comuns, que costumam operar bem apenas para a faixa de frequência para a qual são projetadas.

Antenas fractais incorporam curvas geométricas iguais no fio receptor para maximizar a recepção na área de superfície da antena. Dobrar os fios receptores em graus iguais abre a antena para cima, permitindo a recepção de sinal maior do que o recebido com uma antena reta. Você pode usar antenas fractais para Wi-Fi, transmissões digitais de televisão (HD), bluetooth ou sinais de rádio FM e AM.

Antenas fractais são amplamente utilizadas em tecnologia e inovação em vários setores civis, governamentais, de segurança e militares. É muito raro "ver" as antenas, pois elas tendem a ser incorporadas dentro de produtos ou redomas, por exemplo. Os aparelhos de telefone celular, por exemplo, deixaram de ter antenas convencionais porque possuem antenas fractais de série em seu interior.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Tecnologia & Inovação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Tecnologia & Inovação