Código de barras universalQuando um fabricante faz um requerimento para obter um código de barras universal, o pedido é aprovado pelo Uniform Code Council (UCC), que emite o Código do Produto Universal (ou Universal Product Code, UPC).

Essa sequência de 12 dígitos diferencia os produtos uns dos outros.

A UPC tem todas as classificações para a compra de um produto. Todos os tamanhos diferentes de um mesmo produto têm um UPC diferente. A UPC é um dos sistemas de código de barras mais usados no mundo.

O código de barras de 12 dígitos que usamos é o padrão UPC-A. Cada barra representa um número em particular, dependendo do que está na barra individual.

Cada barra é feita de um arranjo particular de barras pretas e brancas. O número que mostra uma barra preta depende de seu tamanho.

A barra branca representa zero. A barra preta mais fina representa 1 e assim sucessivamente, sendo quatro a mais grossa. Dependendo das diferentes barras intercaladas com os espaços em branco, temos o código de barras.

Scanners UPC

Existem scanners de código de barras no mercado que são feitos para decodificar o UPC, com fio ou sem fio. Esse equipamento é fundamental para os serviços de empresas de armazenagem e logística.

Atualmente, smartphones também estão cumprindo esse papel, porque já têm leitores de código de barras gratuitos disponíveis para download, como o ScanLife, que permite que o usuário tire uma foto do código, que será decifrada pelo próprio telefone.

Como ler código de barras sem um aparelho?

Olhe para a seqüência da primeira e da última linhas do código de barras da foto ao lado (uma seqüência de linhas). Há duas finas linhas pretas separadas por uma linha branca.

Código de barras universalAs linhas pretas são as mais finas e, portanto, representam '1 '. A linha branca é '0 '. Então você verá que todos os códigos de barras na UPC contêm um '101 'no início e no final. Observe também que ambas as linhas suspensa inferior a outras linhas no código de barras, exceto as barras do meio.

As barras são meio uma seqüência alternada de "branco-preto-branco-preto-branco '. As barras pretas são finas, o que torna o código '01010 '.

O resto das barras cada um contém seu próprio número de códigos. Cada código representa um conjunto particular de informações sobre o produto.

Agora olhe para os números na parte inferior do código de barras. Cada número é associado a um painel de 4 linhas. Esses números são mais uma vez dado um conjunto específico de códigos numéricos (dados abaixo).

O conjunto de cinco dígitos primeiro contém informações sobre a compra do item e as informações do fabricante, como o número 3 seria, digamos, significa "vale". O conjunto de cinco dígitos último descreve esse item em particular em detalhes, como o tamanho do produto, versão, etc.

Códigos UPC

Cada um desses números é dado um conjunto de códigos numéricos listados abaixo:

0 = 3211, 1 = 2221,
2 = 2122, 3 = 1411,
4 = 1132, 5 = 1231,
6 = 1114, 7 = 1312,
8 = 1213, 9 = 3112.

Exemplo: agora olhe para os três primeiros dígitos do código de barras na foto (212). Assim, a maneira de ler o início do código de barras na foto seria - 101212222212122. Quando separados, cada um dos números sobre o código de barras é representado por um número de quatro dígitos, com 101 no começo, para dizer o scanner de código de barras que o iniciou.

101 2122 2221 2122
Começo 2 1 2

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Armazenagem & Logística
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Armazenagem & Logística