Tipos de empregos na área de petróleo e gásApesar dos desenvolvimentos recentes no mercado de energia como os biocombustíveis e o etanol, o petróleo ainda é, de longe, o maior commodity no mercado de energia. No Brasil, os empregos da indústria de petróleo estão em alta, graças a descobertas constantes nos últimos 10 anos de reservas de petróleo, especialmente na Bacia de Santos. Este pode ser um excelente momento para procurar um emprego na área de petróleo e gás.

Há muitos tipos de empregos na área de petróleo e gás. Estas diferentes vagas abrangem os diversos setores da indústria de petróleo, tais como empregos iniciais, perfuração, gestão, administração, medicina, marketing e afins. A indústria petrolífera é normalmente dividida em três seções gerais: upstream, midstream e downstream.

A seção upstream inclui exploração, perfuração e extração de petróleo de reservatórios. Trabalhos comuns nesta seção são para engenheiros de perfuração, geofísicos e engenheiros de produção.

Já a seção midstream envolve transporte de petróleo através de oleodutos petroleiros e dos campos de petróleo para as refinarias e do refino do petróleo bruto. Trabalhos comuns em tubulações podem ser pipeliner de petróleo, analista de tubulação e soldador de tubulação. Uma refinaria pode ter ainda empregos para engenheiros químicos, engenheiros de processo e operadores de sistema de bomba.

A seção downstream, em terra, lista trabalhos em marketing, imprensa, administrativo e vendas de produtos petrolíferos para clientes.

Tipos de empregos na área de petróleo e gásAtualmente, existe uma grande demanda da Petrobras e suas empresas fornecedoras para encontrar pessoal qualificado para os empregos em terra ou nas plataformas de petróleo. Plataformas de petróleo offshore são estruturas usadas para abrigar os diferentes equipamentos de perfuração e instalações para os funcionários da petrolífera. As instalações incluem dormitórios, sala de jantar e escritórios.

O processo de recrutamento para trabalhos da indústria de petróleo bruto é normalmente mais extenso e rígido do que nas empresas tradicionais. Além de concursos, os candidatos podem ter que resolver tarefas práticas, sob a supervisão de um superior. Isso ajuda o supervisor a obter uma melhor imagem do conhecimento, comportamento e motivação de cada candidato.

Se você é novo na indústria do petróleo ou gostaria de entrar nesse mercado, é muito importante aumentar o seu conhecimento sobre ele. Você pode encontrar informações sobre as diferentes áreas, empregos e operações da indústria do petróleo ao pesquisar em sites especializados e também em livros sobre o assunto.

Empregos na indústria de petróleo e gás são normalmente exigentes física e emocionalmente. Quem trabalha nas plataformas pode passar muitos dias embarcados, longe da família e amigos. Trabalhar em petróleo e gás também pode exigir muitas viagens, domésticas e internacionais. No entanto, é uma carreira industrial desafiadora, interessante e gratificante, do ponto de vista financeiro e profissional.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Petróleo & Gás
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Petróleo & Gás