Compressores de jateamento de areia

Compressores de jateamento de areiaJateamento de areia é o processo de remoção de poeira, ferrugem, tinta velha e outras partículas de uma superfície para dar um bom acabamento. Um compressor de jateamento de areia é um equipamento que usa diferentes tipos de partículas abrasivas para jatear uma área específica. Existem muitos tipos de compressores de jato de areia que utilizam ar ou água como um agente de pressurização.

Tipos de compressores

Compressores de jateamento de areia são diferenciados com base em seu tamanho e seu uso de partículas abrasivas. Tradicionalmente, os compressores de jateamento usavam apenas areia como partícula abrasiva. Mas, atualmente, gelo seco, contas de metal, vidro filmado, óxido de alumínio, carboneto de silício e ligas metálicas também são utilizados.

Se o jateamento deve ser realizado em uma pequena área ou em projetos não-profissionais em casa, então é indicado um compressor portátil, enquanto que, em projetos industriais ou de construção civil, que exigem mais força dos compressores, são usados equipamentos maiores.

Características

Compressores de jateamento usam ar ou água sob pressão como agente para jogar partículas abrasivas na superfície, a fim de remover a sujeira, ferrugem e tinta velha. Os compressores de ar são conhecidos como compressores de jateamento a seco. Aqueles que usam a água como um agente de pressurização são chamados de compressores de jateamento molhado.

Compressores de jateamento de areiaA versão seca dos compressores de jateamento é usada para projetos de interiores, enquanto que os compressores com água são indicados para uso ao ar livre e em projetos de construção industrial.

Função

A técnica de jateamento tem sido usada por muitos séculos. Mas compressores de jateamento são uma invenção relativamente nova e eles deixaram o trabalho de jateamento de areia muito mais fácil. A principal função de um compressor de jateamento de areia é a mesma que a lixa, que é esfregar uma superfície até que ela esteja limpa, tornando-a suave e livre de detritos.

Aviso

Jateamento de areia pode ser uma tarefa bastante difícil, como um monte de partículas de poeira liberadas no ar durante o processo.

Essas partículas não somente deixam o local empoeirado, mas também podem ser muito perigosas para a saúde humana. A poeira pode conter pequenas partículas de ferrugem, chumbo ou outros metais nocivos e produtos químicos que, se inalados, podem causar sérios danos aos órgãos internos. Portanto, é muito importante tomar as precauções necessárias de segurança do trabalho durante a utilização de compressores de jateamento.

Solução

Para evitar a inalação de poeira nociva no processo de jateamento, o profissional deve cobrir os olhos, boca e nariz corretamente ao usar o compressor para jato de areia. Esses são os procedimentos de segurança padrão estabelecidos pela Occupational Safety and Health Administration (OSHA, Organização Mundial de Segurança e Saúde do Trabalho).

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password