Dicas para apresentações profissionais

Dicas para apresentações profissionaisFalar em público é um processo que começa antes mesmo de as primeiras palavras do discurso serem escritas. Atualmente, profissionais de várias áreas precisam apresentar projetos, casos e resultados – seja internamente ou externamente – e, às vezes, ficam inseguros em relação a esse processo.

Para ter sucesso em uma palestra e ao falar em público, você pode seguir algumas dicas para apresentações profissionais.

Fale com convicção

O escritor norteamericano Ralph Waldo Emerson disse que “o homem eloqüente não é aquele que faz um discurso bonito, mas quem está visivelmente inebriado com uma ideia em que acredita”.

A melhor maneira de fazer um discurso bem-sucedido é começar com um tópico que você acredita. Suas convicções ficarão evidentes em sua voz e linguagem corporal. Fale sobre o que você sabe, conte sua experiência e você não vai esquecer as palavras que precisa dizer.

Esteja preparado

Dicas para apresentações profissionaisPara um discurso parecer fácil e natural, preparação e prática são extremamente importantes. Leve em consideração o tipo de local em que fará a apresentação, o público que estará presente e o tempo disponível. Comece escrevendo o discurso com ideias principais sobre o assunto e leia em voz alta sempre que possível enquanto redige

Saiba como e onde usar inflexão para dar ênfase, quando fazer uma pausa para o efeito dramático ou cômico, e onde fazer as pausas para respirações.

Seja sincero

Sinceridade pode aparecer de várias formas em uma apresentação em público. O orador pode fazer contato visual com seu público, usar um pouco de humor para ganhar a plateia ou mesmo contar uma história pessoal para que o público se identifique.

O segredo do sucesso é a sinceridade. A sinceridade pode se perder quando o apresentador está nervoso e fica endurecido perante os espectadores. Lembre-se sempre de falar devagar – é uma forma de ficar mais seguro a respeito do conteúdo.

Para preservar a sinceridade em um discurso público, mantenha a calma e se concentre no momento presente. Sinta cada palavra do seu discurso com a sua mente, voz e corpo.

Chegue cedo

Essa é a última etapa de preparação antes de subir ao palco. Chegue ao local cedo e estude o ambiente. Combine com os organizadores para ter algum tempo para praticar o discurso no palco e com uma passagem de som. Observe a disposição dos assentos e como isso irá afetar a sua linha de visão. Pegue uma ou duas garrafas de água: uma para antes de entrar no palco e outra, para manter ao seu lado enquanto você fala.

Seja breve

Uma apresentação não pode terminar sem um final convincente, seja ele emotivo, questionador ou polêmico. Termine com uma breve recapitulação de suas mensagens principais durante a palestra. É sempre importante abrir a palestra para perguntas e também aguardar alguns momentos após, porque algumas pessoas não se sentem à vontade para fazer perguntas em público.

No final de sua apresentação, deixe sempre um e-mail para contato.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password