Importância do uso de coletes de segurançaDe acordo com normas da Occupational Safety and Health Organization (OSHA), órgão internacional de segurança do trabalho, desde 2009, todos os trabalhadores de estrada e da construção civil que entram em contato tanto com o tráfego rodoviário quanto com a construção devem usar equipamentos de alta visibilidade, que inclui coletes de segurança.

A decisão foi reforçada por dados divulgados pelo Bureau of Labor Statistics, que mostrou que a partir de 2003 a 2007, aconteceram 639 mortes em canteiros de obras apenas nos EUA.

O uso de coletes de segurança se tornou, assim, uma parte importante e exigida por lei do equipamento de proteção individual (EPI) de um trabalhador da construção civil.

Segurança

Trabalhadores da construção civil são obrigados a executar tarefas perto de máquinas e equipamentos móveis ou veículos em todos os tempos e condições. Os coletes reflexivos de alta visibilidade de segurança são, muitas vezes, o primeiro, e às vezes a única coisa que um trabalhador pode fazer para se destacar em condições de trabalho com neblina, pouca ou nenhuma luz.

De acordo com a OSHA, quanto mais cedo o trabalhador é visto por um motorista ou operador de equipamento, maior o tempo que o operador tem para desviar dele e evitar um acidente. O colete de alta visibilidade permite que o operador tenha mais tempo para agir e, potencialmente, salvar a vida do trabalhador.

Importância do uso de coletes de segurançaIdentificação

Em canteiros de obras grandes, com muitos trabalhadores que, em sua maioria não conhecem uns aos outros, os coletes ajudam ajudar a distinguir quem faz parte da equipe. Qualquer pessoa sem colete será expulsa imediatamente por razões de segurança e saúde. No caso de acidentes no local, com os coletes, fica mais fácil para o resgate localizar os trabalhadores inconscientes em terreno irregular.

Visibilidade

Motoristas de entrega, equipes de construção e caminhões são, muitas vezes, enviados para locais de construção em áreas desconhecidas para eles. Se o local da construção ainda está nos primeiros estágios do trabalho, pode ser difícil para o motorista chegar ao local exato, principalmente se ele está procurando um buraco gigante no chão nas primeiras horas da manhã.

A presença de coletes de alta visibilidade de segurança movendo-se na distância não só indica a existência de um canteiro de obras, mas também diz ao motorista para sair da autoestrada a tempo de chegar ao local.

Divulgação

Empresas de construção, em geral, proporcionam a seus empregados e trabalhadores contratados com coletes de alta visibilidade que têm o logotipo da empresa impresso no verso. Os coletes não só ajudam as equipes individuais de várias empresas se diferenciarem umas das outras, mas transforma os trabalhadores em uma forma de divulgação da marca importante para a empresa, particularmente em locais de construção com equipes de grande porte.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Segurança do Trabalho
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Segurança do Trabalho