10 maneiras de tornar sua empresa mais verdeQuando se trata da forma como as empresas conduzem os negócios, existem várias oportunidades de tornar o ambiente e a produção mais verde. O resultado é a redução da pegada ambiental e uma valorização das atividades de uma empresa amiga do meio ambiente.

Aqui estão algumas estratégias simples e de baixo custo para tornar sua empresa mais verde.

1. Aplique o clichê: reduzir, reutilizar, reciclar.

Para começar, avalie formas de reduzir os bens materiais e/ou serviços que entram em seu negócio ou organização e determine se você pode usar menos. Você realmente precisa que daquela geladeira a mais? Podemos desligar as luzes durante a noite? Equipamento de escritório antigo pode ser doado para alguma instituição, ao invés de descartado? Existem lixeiras próprias para os funcionários para separar o lixo limpo entre papel, vidro, papelão, plástico?

2. Instale aeradores de baixa vazão.

Economia de água não tem que ser um sacrifício. Instale um aerador de baixo fluxo em cada torneira da cozinha e banheiros e sua empresa pode economizar milhares de litros de água (e centenas ou até milhares de reais) a cada ano. Ninguém vai notar a diferença.

3. Ao ar livre

Não há nada melhor para um trabalhador do que sair do local de trabalho de vez em quando. Planejar uma viagem uma vez por mês para os funcionários, onde seria possível conhecer edifícios verdes, visitar um local de reciclagem de resíduos, aprender como se monta uma horta ou o que é e como se faz compostagem. As pessoas vão apreciar a oportunidade de aprender algo novo, interagir com outras pessoas fora do escritório, esticar as pernas e pegar ar fresco e sol, além de conhecer mais sobre um estilo de vida sustentável.

4. Incentive a carona solidária.

Uma empresa americana estabeleceu uma competição diferente: o Bike to Work Day. Ou seja, durante todo um mês, ela incentivava os funcionários a irem trabalhar usando a bicicleta e dava prêmios, como bicicletas, acessórios e viagens, para a equipe (cada uma contava com 4 pessoas) que percorresse maior distância de bicicleta. Nada como um pouco de competição amigável - é uma ótima maneira de entrar em forma e, ao mesmo tempo, reduzir as emissões de poluentes.

10 maneiras de tornar sua empresa mais verde5. Adote o home office.

O teletrabalho, ou home office, se tornou bastante popular nos últimos anos, especialmente por conta de programas como MSN, Skype e outros. Configurar uma rede privada virtual para sua equipe pode aumentar a produtividade, reduzir o tempo de deslocamento e da poluição e dar mais satisfação ao funcionário.

6. Papel e material de escritório.

Você já se perguntou de onde vêm os materiais de seu escritório? Como esse bloco de papel ou post-it foi produzido? E o copo de plástico? Faça um inventário de material de escritório, cheque de onde ele vem e mude para empresas que oferecem papel reciclado e opções sustentáveis. Incentive, ainda, o uso de canecas e xícaras entre os funcionários para reduzir o consumo de copos de plástico na hora do café.

7. Evite o deslocamento.


Viajar é inevitável na vida corporativa atualmente, embora existam alternativas. Reduza a quantidade de viagens em sua organização usando tecnologia para videoconferências e incentivando a carona entre os participantes. Use a webcam para atender, em vez de pegar um avião para outro estado. Se você tem que viajar, pense em formas alternativas de viagem, usando o transporte coletivo. Se possível, não deixe de comprar créditos de carbono para mitigar os efeitos negativos das viagens de negócios.

8. Evite lâmpadas incandescentes.

Lâmpadas incandescentes pertencem ao passado. Substitua as antigas lâmpadas de luz com lâmpadas fluorescentes compactas. A vida útil média de uma lâmpada fluorescente é entre 8 e 15 vezes maior do que uma lâmpada incandescente, o que significa contas de energia elétrica mais baratas.

9. Limpeza verde.

Atualmente, existem alguns produtos de limpeza verdes disponíveis no mercado, que recebem selos de sustentabilidade na embalagem. Utiliza-los na limpeza do ambiente de trabalho é outra forma de ajudar a natureza.

10. Divulgue seu sucesso.

Todos nós nos sentimos bem quando fazemos escolhas positivas para o ambiente, mas não adianta a galinha colocar o ovo e não cacarejar. O que a sua empresa está fazendo para ser mais sustentável? Divulgue as ações em seu site, blog, boletim informativo (inclusive interno), em suas apresentações, nos relatórios anuais.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente