Qual a diferença entre um ampere, um volt e um watt?

Qual a diferença entre um ampere, um volt e um watt?Embora, necessariamente, a eletricidade não possa ser vista, ela pode ser medida por seus efeitos. Um ampere, ou amp, representa a quantidade de corrente em um circuito. Tensão é definida cientificamente como o circuito de “diferença de potencial”, e pode ser vista como a quantidade de “pressão” que impulsiona a energia elétrica em um circuito. Watt é uma medida do uso de energia elétrica, e um watt é igual a um volt multiplicado por um ampere.

Neste caso, é útil usar uma analogia para ajudar a entender como cada um desses termos se relacionam entre si. Uma analogia comumente usada é a da mangueira do jardim. A pressão da água na mangueira é como a tensão, e o valor ampere é como o volume de água fluindo através da mangueira. A potência, então, é a quantidade total de água que sai da mangueira, por unidade de tempo.

Se substituirmos a mangueira na analogia acima, por um fio elétrico, é simples para ver como eles se relacionam. Em um circuito elétrico, a tensão pode ser de 110 ou 220, como é na maioria das tomadas elétricas no Brasil. A maioria dos aparelhos são destinados a funcionar nestas duas tensões, apesar de cada uma operar em níveis diferentes de amperes e, portanto, em uma potência diferente.

Um aparelho que utiliza uma grande quantidade de corrente, como um fogão elétrico, pode ter um circuito separado com uma tensão mais alta. Deve haver mais pressão – ou tensão – para abastecer os dispositivos necessários para o aparelho, porque ele tem uma potência superior. Em outras palavras, ele usa mais ampere por unidade de tempo, do que outro aparelho. Sem a tensão mais alta, ele não iria funcionar, porque faltaria força para os dispositivos que precisam ser capazes de operar.Qual a diferença entre um ampere, um volt e um watt?

Outro termo elétrico que ajuda a unir os outros três é o ohm, que é uma unidade de resistência elétrica. Voltando à analogia mangueira de jardim: se a mangueira tem um diâmetro maior, uma quantidade maior de água será capaz de fluir. Um circuito com um valor elevado de resistência, expressado nos ohms, pode carregar poucos amperes do que um com mais uma resistência mais baixa, independente da tensão. Se uma alta voltagem encontra uma resistência elevada, a quantidade de amplificadores possíveis no circuito será muito baixa – a água não vai fluir muito mais através de uma mangueira estreita, não importando quão alta seja a pressão.

O consumo de energia elétrica é medido em watts, ou watt-hora, e esta é a base sobre a qual uma empresa de energia cobra de um cliente pelo uso elétrico. Por conveniência, empresas de consumo de energia usam como medida uma unidade chamada quilowatt-hora, que é o equivalente a utilizar 1000 watts de potência por uma hora. O consumo familiar médio usa centenas de quilowatts-hora por mês.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password