Empréstimos na China superam expectativas e movimentam mercadoO número de empréstimos na China cresceu em um ritmo mais rápido do que o esperado, já que o país abrandou suas restrições de crédito. O dado significa um estímulo ao crescimento doméstico e dá novo fôlego ao comércio internacional para especialistas da área. O mundo inteiro observa o comportamento da economia chinesa em meio aos temores de desaceleração na Europa e nos EUA.

Novos empréstimos no valor 640.5 bilhões de yuans (US $ 101 bilhões) foram emitidos em dezembro, contra 562.2 bilhões de yuans em novembro.

No mês passado, o banco central chinês cortou a quantidade de dinheiro que os bancos têm de manter em reserva pela primeira vez desde 2008. A China já estava se esforçado para domar a inflação alta e, portanto, o banco central se viu compelido a "apertar" a política monetária.

No entanto, analistas dizem que os números de empréstimos, divulgados no último domingo, mostram uma mudança na política para incentivar empréstimos.

"O sinal de flexibilização da política está se tornando mais claro", disse Wang Hu, da Guotai Junan Securities, em Xangai. "Achamos que o banco central continuEmpréstimos na China superam expectativas e movimentam mercadoará a afrouxar o crédito nos próximos meses”.

Acima das estimativas

Tanto os empréstimos quanto o crescimento da oferta de moeda superaram as expectativas dos analistas. O caixa total da China em circulação e todos os depósitos aumentaram 13,6% em dezembro, em relação ao mesmo mês do ano passado. Essa é uma taxa de aumento maior do que a oferta de dinheiro em novembro, que foi de 12,7% sobre o ano anterior.

O banco central chinês disse, em um comunicado no domingo, que vai continuar com a opção e fazer alguns “ajustes” , mantendo uma política monetária prudente.

Analistas acreditam que isso sugere que a China pode se abrir para a flexibilização adicional da suas restrições de crédito, incluindo um outro corte de relações do banco de reservas nas próximas semanas.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Comércio Internacional
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Comércio Internacional