Detectores de metais industriais

Detectores de metais industriaisDetectores de metais industriais ajudam a remover partículas de metal em uma linha de produção, evitando, assim, a contaminação. Isso é especialmente importante se os produtos são consumidos por pessoas ou animais.

Detectores de metal industriais ajudam a garantir a segurança dos produtos, alertando sobre a presença de metais indesejados (por vezes, conhecidos como “metal vagabundo”) em produtos. Eles também podem ajudar a identificar um equipamento defeituoso em estágios de produção. Metal vagabundo vindo de equipamentos de processamento quebrados ou danificados é uma fonte de contaminação.

Para que servem detectores de metais industriais?

As indústrias de alimentos e bebidas, têxteis, de plásticos e produtos farmacêuticos usam detectores de metais industriais como parte de seus processos de controle de qualidade. Uma questão-chave de segurança na indústria de alimentos e bebidas, por exemplo, é a contaminação de alimentos por metais vagabundos das máquinas e equipamentos utilizados no processo de produção.

Tradicionalmente, as indústrias usam detectores de metal na fase de saída da produção para assegurar que nenhum produto contaminado seja liberado. No entanto, alguns fabricantes de detectores de metal industriais aconselham os seus clientes a usar esses dispositivos na fase de entrada também. Se o fizerem, podem detectar metal vagabundo no início do processo de produção e ajudar a reduzir o desperdício do produto, evitando a contaminação de um lote inteiro. Ao encontrar partículas de metal indesejadas, detectores de metais industriais também podem garantir que os elementos de metal desejados estejam presentes. Brindes encontrados em caixas de cereais matinais ou salgadinhos são um exemplo de um elemento de metal desejado em um produto.

Componentes de um detector de metais

Detectores de metais industriaisOs componentes básicos de detectores de metal industriais incluem sensor, processador de sinal, dispositivo de saída e do controle. O sensor é o que reage à proximidade das partículas de metal. Quando ele detecta que o metal está presente no produto que está sendo exibido, o sensor envia um sinal para o filtro. O filtro, ou processador de sinal, é um computador interno. Quando o sensor detecta que o metal está presente, o filtro ativa um sinal – geralmente um tom de alarme -, a partir do dispositivo de saída. O detector de metais disciplina o funcionamento de todos os outros componentes.

Usos especializados

Os mais avançados detectores de metais industriais têm capacidades de manutenção de registros que lhes permitem armazenar os registros de todas as detecções de metal. Os operadores podem acessar esses registros – o que inclui detalhes sobre os produtos selecionados, o tipo de contaminante e do tempo de detecção. Este último é importante para as operadoras localizarem outro produto que pode estar contaminado ou identificar quaisquer pontos no processo de produção em que a contaminação possa ter ocorrido.

A chave para o bom funcionamento de um detector de metal industrial é estabelecer e respeitar uma zona livre de metal ao redor do dispositivo. A região em torno do dispositivo deve ser mantida limpa de elementos metálicos, de modo que o detector possa detectar com segurança o “metal vagabundo” nos produtos.

Tipos de detectores de metais industriais

Detectores de metal industriais vêm em muitas formas, tamanhos e estilos diferentes. Dois dos mais comuns incluem os modelos de abertura horizontal e de abertura vertical. O primeiro permite que os produtos entrem na abertura através de correia transportadora. A abertura vertical é destinada ao uso em ambientes onde os produtos a serem inspecionados são transportados por meio pneumático.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password