Como funciona um economizador de caldeiraUm economizador da caldeira é um dispositivo projetado para aumentar a eficiência operacional de uma caldeira, reduzindo os custos operacionais ao longo da vida útil do equipamento. Embora a economia possa ser relativamente pequena, o impacto ao longo do tempo é significativo, especialmente com um sistema de caldeiras de grande porte como o usado para aquecer edifícios grandes, como prédios de escritórios e instituições. Algumas caldeiras são projetadas com economizadores embutidos, enquanto em outros casos, um economizador pode ser instalado após a construção da caldeira.

Caldeiras industriais funcionam pelo aquecimento de água para fabricar vapor, e usam este mesmo vapor para os trabalhos de aquecimento ou geração de energia. Na maioria dos casos, uma caldeira é bastante eficiente, mas há alguma perda de calor quando os subprodutos da combustão são ventilados. Os subprodutos da combustão ainda estão quentes, muitas vezes bastante quentes, e quando eles são simplesmente ventilados, isso representa perda de calor para a caldeira.

Um tipo de economizador da caldeira funciona como um dispositivo de recuperação de calor, garantindo que este calor não vá não utilizado. Em vez disso, o calor é aproveitado para pré-aquecer a água, essencialmente, de modo que menos calor é necessário para deixar a água numa temperatura suficientemente alta na elaboração de vapor. Pode-se pensar em um economizador da caldeira como um aquecedor de água de alimentação, que garante que a água utilizada para alimentar a caldeira possa fazer mais vapor é seja tão quente a ponto de a caldeira não ter de gastar tanta energia.

Modelo de economizador da caldeiraA utilização de um equipamento economizador de caldeira não só evita a perda de calor, mas também pode estender a vida útil da caldeira. Mudanças de temperatura causadas pelo uso de refrigerador de água de alimentação podem criar desgaste na caldeira ao longo do tempo. Quando a água de alimentação é aquecida, o diferencial de temperatura é menos extremo, colocando menos pressão na caldeira e dando-lhe uma vida útil mais longa. Um sistema grande de caldeira pode ser caro de consertar ou substituir, por isso, o economizador de caldeira industrial contribui para a economia global sobre o sistema de aquecimento.

Ao instalar um modelo de economizador da caldeira, é importante usar um produto que seja adequado para o equipamento. Alguns fabricantes oferecem economizadores para suas próprias caldeiras, enquanto outras empresas que produzem economizadores de caldeira podem inspecionar a caldeira para determinar qual produto seria mais adequado. Um especialista em aquecimento e arrefecimento pode fornecer conselhos adicionais sobre a instalação, incluindo a discriminação de quanto um economizador da caldeira pode poupar em termos de energia.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos