5 dicas para conquistar um emprego em petróleo e gásEmpregos no setor de petróleo e gás estão disponíveis em grande quantidade – ainda mais pela descoberta de novas reservas do pré-sal no litoral brasileiro nos últimos anos pela Petrobras.

Ainda que conseguir uma vaga na indústria petroleira soe como uma missão impossível, dá para se preparar bem para entrar nessa área, seja como concursado da estatal brasileira ou como funcionário de uma de suas empresas fornecedoras.

Uma carreira em petróleo e gás não é moleza. Os processos de recrutamento são rígidos e envolvem muitas etapas. Mas os bons salários e o potencial de crescimento na vida corporativa são bons argumentos para tentar uma vaga.

5 dicas para conquistar um emprego em petróleo e gásAqui estão 5 dicas para ajudá-lo a localizar e conquistar um emprego em petróleo e gás.

  1. Identifique o nível de entrada. Você pode ter uma pós-graduação em uma faculdade de renome, mas se você estiver disposto a trabalhar em petróleo, é preciso trabalhar a partir do degrau mais baixo e para cima a partir daí. Isto é importante porque só então você é capaz de lidar com as entidades básicas do domínio em seu comando em um cargo de gestão.
  2. A experiência é um fator diferencial para quem quer trabalhar na área. Quanto mais experiência você tem trabalhando em plataformas de petróleo ou plataformas offshore, melhores são suas chances de localizar um trabalho na indústria com um bom salário. Para os novatos, é melhor trabalhar e ganhar bastante experiência nos níveis júnior e, em seguida, tentar a sorte mais acima na escada corporativa.
  3. Referências. Mais uma vez, a experiência conta - e também ajuda a fazer amizades que podem ajudar no seu caso para alcançar vagas melhores. Não só em petróleo e gás, mas em qualquer área da carreira industrial, é muito mais fácil conseguir uma chance com a ajuda de pessoas conhecidas por meio de networking.
  4. Mantenha-se atualizado sobre as últimas notícias do setor. Conhecimento é poder – prático, teórico ou ambos. Quanto mais você sabe das últimas tendências na indústria de petróleo e gás, maiores são suas chances de se dar bem na entrevistas. Isso também inclui ler sites e publicações especializadas, acompanhar as notícias em jornais e revistas, freqüentar feiras e eventos da área e conversar com pessoas que já atuam no setor.
  5. Concentre-se no positivo. Lembre-se, é fácil destacar os pontos negativos, como a distância da família, a dificuldade do trabalho e o mercado competitivo, e fugir do setor. No entanto, se você se concentrar nas coisas positivas, vai encontrar-se em melhor posição para responder a perguntas de um departamento de RH em uma entrevista. Isso inclui melhores salários, regalias, bem como uma ascensão profissional rápida para as primeiras posições gerenciais. 

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Petróleo & Gás
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Petróleo & Gás