Para que serve o isolamento de celuloseNa construção civil, o isolamento de celulose é o material usado para isolar paredes interiores e exteriores e outras estruturas de edifícios. Esta forma de isolamento é feita a partir de uma variedade de materiais, originalmente com matéria vegetal.

A atitude em relação ao uso de isolantes de celulose sofreu uma mudança gradual. A preocupação com a segurança envolvendo alguns dos produtos utilizados na década de 1970 levou a uma maior regulação, e aumentou as vendas do seu principal concorrente na época, a fibra de vidro. Depois que a fibra de vidro reinou com supremacia no mercado de isolamento por várias décadas, os estudos sobre o tipo de isolamento de celulose começou a revelar alguns fatos interessantes sobre o assunto.

Por exemplo, pesquisadores descobriram que essa forma de isolamento pode ajudar a proteger casas contra danos provocados por fogo porque é tão compacto que há pouco espaço para o oxigênio, um fator essencial para manter a chama. Outro aspecto interessante deste isolamento é que, com exceção de tratamentos químicos aplicados a ele, ele é considerado um material muito mais "ecologicamente correto”.

revestimento de isolamentoOs modelos de revestimentos isolantes de celulose usam materiais reciclados, como principalmente de papel e tecidos produzidos naturalmente. Um exemplo disso abrange a Academia de Ciências da Califórnia, nos Estados Unidos, que reconstruiu suas instalações em San Francisco no final dos anos 2000, optando por usar jeans reciclado como isolamento. Um fator determinante na escolha deste método verde foi o baixo consumo de energia incorporada (quantidade de energia necessária para produzir um produto) no isolamento denim, em comparação com a energia incorporada de fibra de vidro.

Pode haver alguma significativa economia de custos em longo prazo no uso do revestimento isolante de celulose. A única coisa que permanece desafiadora é encontrar pessoas qualificadas na sua aplicação. Pode gerar algum trabalho encontrar equipes de profissionais com vasta experiência em instalação de diferentes formas desse revestimento de isolamento. Outra possível desvantagem é que as matérias-primas este tipo de isolamento pode atrair cupins. No entanto, o tratamento com borato, que geralmente é padrão, tende a afastar os cupins.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil