O que é Planejamento de Recursos Materiais

O que é Planejamento de Recursos MateriaisPlanejamento de Recursos Materiais (em inglês sigla é “MRP”, que significa “Materials Requirements Planning”) é um sistema, geralmente baseado em software, que ajuda a gerenciar os níveis de estoque de materiais, suprimentos e produtos acabados em um negócio, auxiliando os funcionários a se certificarem da disponibilidade de suprimentos necessários em estoque quando estes produtos forem requisitados no setor de fabricação. As empresas costumam usar esse tipo de sistema como parte de operações destinadas a entregar as encomendas em um prazo determinado. Geralmente, um MRP é controlado por um programa de software de computador com funções projetadas para ajudar a uma ordem de negócios, gerenciar e utilizar os materiais e os recursos necessários para a produção. Este tipo de sistema pode ser útil a empresas que gerenciam vários pedidos de encomendas.

Planos de processo de negócios estabeleceram prazos para a produção projetada e auxiliam na garantia de que o produto acabado seja entregue ao cliente no tempo acordado. O esquema de Planejamento de Recursos Materiais é mais utilizado quando se planeja as tarefas menores necessárias para produzir um produto final acabado. Este passo é importante quando se planeja um processo de negócio, pois garante que os materiais necessários em cada etapa do processo estejam disponíveis quando chegar o momento de executar cada etapa de manufatura. Se uma empresa não conta com material suficiente à mão para completar uma etapa, o processo é atrasado e a linha do tempo é afetada.

Planejamento de Recursos MateriaisAtrasos devido ao planejamento ineficaz da gestão de materiais ocasionam uma entrega tardia do produto, mas ela também pode causar custos adicionais, como o trabalho extra necessário para terminar o trabalho depois de que os materiais são reordenados. O emprego de um software MRP pode tornar mais fácil para um gerente registrar e acompanhar as alterações de inventário.

Algumas vantagens de se utilizar um sistema de planejamento de recursos materiais incluem maior prazo de entrega, redução de custos devido à falta de materiais e redução de estoque de materiais armazenados em excesso do processo de produção. As desvantagens de se utilizar o sistema MRP incluem custos, treinamento de funcionários e erro do operador. Programas de software para planejamento de recursos materiais são geralmente mais benéficos para as empresas grandes. Para operações de pequeno porte, com pouco estoque, O a aplicação de MRP pode adicionar um trabalho extra aos funcionários, que precisam de treinamento para usá-lo.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password