Desafios da Engenharia AmbientalDentro das opções da carreira industrial, a área de Engenharia Ambiental procura por soluções para os problemas relacionados ao meio ambiente, tais como abastecimento de água, saneamento, tratamento de águas residuais, gestão de resíduos e avaliação de impacto ambiental. Engenharia ambiental é dividida em tecnologia ambiental e gestão de resíduos, águas residuais e de toxicologia, tecnologia e gestão. Todos estes campos são projetados para oferecer soluções para os problemas ambientais. São vários os desafios que a engenharia ambiental enfrenta. Mesmo assim, é uma profissão promissora dentro do campo de engenharia.

Ciclos biogeoquímicos

Um dos grandes desafios é entender como os ciclos biogeoquímicos importantes aconteceram e como as atividades humanas têm interferido nesses ciclos, tornando assim mais fácil prever o impacto desses efeitos no meio ambiente. Esses efeitos podem ser estudados em nível local, regional e até mesmo em níveis internacionais. Se os engenheiros ambientais tiverem uma melhor compreensão dos efeitos das atividades humanas, pode ser mais fácil restaurar os ciclos de seus estados naturais, o que ainda permanece um grande desafio.

Diversidade biológica e funcionamento dos ecossistemas
Desafios da Engenharia Ambiental
Outro grande desafio é o de compreender as conseqüências de regulação e funcionalidade da diversidade biológica existente, de modo que eles possam ser capazes de desenvolver abordagens para a sustentabilidade do ecossistema e sua preservação. Os seres humanos têm prejudicado cada vez mais a diversidade existente nas florestas e no mar. Para prever os impactos das atividades humanas sobre a diversidade, há uma necessidade de conhecimento profundo dos controles naturais básicos sobre a diversidade biológica.

Mudança do clima

Prever a variabilidade climática de diferentes áreas dentro de regiões diferentes também é objeto de estudo dos engenheiros ambientais. Muitos profissionais se dedicam a compreender e prever a variabilidade climática dos eventos extremos ontem, hoje e no futuro, o que ajuda a avaliar como esses fenômenos irão influenciar o aumento de gases de efeito estufa, por exemplo.

Previsão hidrológica

O desafio de prever as mudanças nos recursos de água doce causadas por inundações, secas, sedimentações e contaminação aumentou, porque existe uma grande demanda por água potável sem impurezas. Usos humanos e contaminação de água doce continuam enfatizando os recursos e como resultado, isso alterou os ciclos hidrológicos, causando sérios problemas ao meio ambiente e às pessoas.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Carreira Industrial
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Carreira Industrial