Fundição de resinaFundição de resina é o processo de utilização de um molde ou meios semelhantes para formar uma resina, solidificando-a em uma forma desejada. A resina deve ser deixada no molde até que esteja firme. Este processo pode ser empregado comumente para fabricar modelos de tomadas de resina e outros materiais ou um item personalizado, como peças de odontologia ou peças restauração de carros antigos.

Muitas aplicações modernas envolvem misturar líquidos separados que lentamente se solidificam quando combinados, permitindo um tempo limitado em que a substância pode ser despejada em um molde antes que se endureça. Este processo é conhecido como "cura", e também pode ser alcançado através de aquecimento e resfriamento. Todos os métodos de cura são irreversíveis, e o processo resulta em uma mudança química dentro da resina, geralmente a conversão de monômeros em polímeros.

Ao contrário da fundição de metal, ou alguns plásticos baseados em petróleo, a fundição de resina não pode simplesmente ser reaquecido e reformulado, embora isto não signifique que as resinas fundidas sejam imunes à fusão.

Os moldes feitos de polimerização de produtos químicos incluem líquidos separados que endurecem quando combinados. Este formato pode permitir simples e repetida produção consistente de peças com poucas ferramentas. A maioria das reações de polímero requer pouco ou nenhum calor, tornando-se particularmente adequada para a produção em pequena escala.

resina de fundição O compósito dental é uma forma de fundição de resina comumente usado na odontologia moderna para reparar as cavidades dentárias. Os produtos químicos envolvidos podem ser monômeros separados que reagem para formar um polímero, quando combinados, ou a cura pode ser iniciada pela mistura de um produto químico que é sensível à luz ou ao calor. Neste último caso, uma vez que o compósito dental está em vigor e devidamente formado por calor, uma luz de determinado comprimento de onda é aplicada. A reação química pode incentivar a união do compósito com o dente também, e alguns compostos modernos criam uma superfície acabada comparável em resistência e durabilidade ao esmalte do dente original.

A moldagem da resina pode ser realizada de diferentes maneiras. Na restauração e na modelagem de um carro, por exemplo, um molde é esculpido à mão ou fundido a partir de um item existente a ser copiado. A resina de fundição na composição dental é moldada na boca do paciente, onde o dentista manipula a resina em uma forma desejada antes que ela seja curada. Para criar um objeto cilíndrico, como um tambor ou tubo, a resina pode ser girada dentro de um tubo oco, que então age como um molde. Folhas de resina endurecida também podem ser criadas usando cintos em movimento ou banhos químicos, com a cura da resina na superfície.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Metal Mecânica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Metal Mecânica