Uso do forno rotativoUm forno rotativo é um equipamento que fornece enormes quantidades de calor, a fim de alterar a composição química de um objeto. Ele é composto de um molde de aço, em forma, de concha, reforçado e revestido com um revestimento resistente ao calor interno, além de contar com rolos de suporte e uma engrenagem de acionamento para manter o conteúdo em um movimento contínuo de rotação. Seis trocadores de calor internos são capazes de atingir temperaturas produzindo mais de 1500 graus Celsius.

Fornos rotativos se posicionam ligeiramente em um ângulo de modo que o conteúdo interno seja peneirado para baixo em direção à fonte de calor, permitindo quaisquer gases evaporativos saiam durante o processo através da canalização selada. Os conteúdos são então classificados e ejetados através de uma abertura na extremidade inferior do dispositivo, que classifica automaticamente os materiais processados e resíduos em recipientes separados. Outros termos comuns para descrever tal dispositivo podem ser um incinerador de forno rotativo ou um secador de forno rotativo.

Talvez um dos usos mais comuns para essa tecnologia é a criação de um forno de cimento rotativo, que mói calcário, argila e xisto até pequenos pedaços de rocha e os transforma em uma mistura de cimento utilizável que está pronto para ser embalado ou imediatamente usado. Durante este processo, os materiais são expostos a temperaturas que variam e que vão evaporar toda a água presente, além de transformar o calcário e a argila de volta para seus estados de óxido original.

forno rotativoÀ medida que o calor interno aumenta até 1450 o C, as rochas que foram transformadas em belita e óxido de cálcio se fundem para formar a composição alita. Devido ao calor extremo associado a este processo, os nódulos resultantes da alita não são maiores do que 0,39 polegadas (10 mm) de diâmetro e são facilmente manipulados, uma vez o processo de resfriamento está concluído.

O projeto permite que o forno rotativo trabalhe com muitos tipos similares de resíduos sólidos a serem divididos em materiais mais facilmente utilizáveis, e é comumente usado com alumina, dióxido de titânio e cal. Metacaulim, pelotas de minério de ferro, e muitos outros componentes metálicos e não metálicos também podem ser discriminados por um forno rotativo.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos