Ensaios não destrutivosEnsaios não destrutivos são testes de materiais empregados quando o material a ser examinado não pode ser destruído no processo de testes. Este tipo de teste é aproveitado quando a alteração permanente do material durante o teste não é uma opção por diversas razões de segurança e de custos. Em alguns casos, a aplicação dos ensaios não destrutivos pode revelar a necessidade de mais métodos de análise de materiais minuciosos, alguns dos quais poderiam causar alteração permanente ou danos em determinados materiais.

Em ensaios não destrutivos, uma grande variedade de técnicas está disponível para a avaliação de um material sem alterá-lo. Estudos de imagem são uma técnica comum. Raios-X e outros métodos de imagem permitem que as pessoas observem o interior de um material para verificação de problemas como rachaduras e falhas, sem causar qualquer dano. Ultrassom é outra técnica popular para análise de imagem e testes de stress, já que mudanças nas ondas sonoras podem revelar alterações na integridade do objeto que está sendo testado, destacando questões como bolhas e fraturas no interior do material.

Na conclusão de ensaios não destrutivos, um relatório detalhado será gerado para fornecer informações sobre o material que está sendo estudado. Este relatório é utilizado, por exemplo, em qualquer testemunho forense no tribunal sobre as circunstâncias de um acidente, servindo de documentação de apoio sobre uma patente de um material recentemente desenvolvido por algum fabricante.

No setor metal mecânico, muitas empresas oferecem testes não destrutivos de materiais, por taxas que variam, dependendo da natureza do material e de quantos testes são necessários. Algumas empresas realizam seus próprios testes “in-house” e podem começar com métodos não-destrutivos para coletar informações básicas, sem a necessidade de destruir os objetos que estão testando. Geralmente, os engenheiros que planejam usam os resultados dos testes não destrutivos para apoiar os pedidos de aprovação do governo, em casos em tribunal ou em outras questões legais, precisam de testes realizados por um grupo terceirizado e totalmente imparcial.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Metal Mecânica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Metal Mecânica