Usos do vinilésterÀs vezes conhecido como éster vinílico, o viniléster é um suprimento de resina que é usado como alternativa para vários tipos de materiais de poliéster ou epóxi no processo de fabricação. A infusão de moléculas de epóxi em uma resina de poliéster cria o material. Este tipo de material de resina possui muitos dos atributos do epóxi e dos materiais de poliéster, e por vezes proporciona benefícios que combinam o melhor dos dois produtos. Em alguns casos, a resina viniléster oferece vantagens que não são encontradas em materiais de outro tipo, tornando-se ideal para a produção de tipos específicos de mercadorias.

Quando usado como revestimento de outros tipos de materiais, como fibra de vidro, o viniléster vai realmente aumentar a durabilidade do produto mais do que com o uso de um revestimento de poliéster. Ao mesmo tempo, viniléster é mais acessível do que alguns materiais epóxi, embora o epóxi crie um elo mais forte com o material subjacente. Assumindo que o uso do viniléster permitirá que o produto final atenda aos requisitos de segurança e também cumpra com as normas internas de qualidade do fabricante, isto significa que as mercadorias podem ser produzidas por um custo mais baixo por unidade, permitindo que o fabricante ganhe mais lucro por unidade vendida.

VinilésterUma das aplicações mais comuns do viniléster é encontrado na indústria naval. Componentes são revestidos com esta resina para reduzir a quantidade de corrosão sofrida por diferentes metais e outros materiais, como resultado da exposição à água salgada e demais elementos. A capacidade da resina de repelir líquidos também a torna ideal para uso com diferentes tipos de produtos marinhos. Da mesma forma, equipamentos pesados, como tanques, também são muitas vezes fabricados com viniléster como um revestimento de proteção, ajudando a diminuir a taxa de corrosão e a ferrugem ao longo dos anos de uso regular.

Viniléster é muito eficaz com certos tipos de materiais, mas é menos útil com os outros. A resina se liga bem com fibra de vidro, mas não funciona bem como com fibras de carbono ou Kevlar®. Mais frequentemente, o uso de materiais epóxi irá fornecer proteção superior quando esses tipos de materiais estiverem em uso. Por esta razão, os fabricantes consideram os materiais de base utilizados na criação de diversas mercadorias, e determinam se viniléster irá fornecer o grau de proteção e a resistência necessária para tornar os produtos atraentes para os consumidores.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais