O que é um receptor de arUm receptor de ar é uma parte essencial de um sistema de ar comprimido, pois é o componente de um sistema de entrega de ar comprimido que armazena o ar produzido pelo compressor. O receptor também atua como um “tampão” para ajudar a regular a demanda de ar versus a quantidade de ar que está sendo usada a jusante no receptor. Sistemas de ar comprimido são utilizados na indústria, em oficinas, fábricas, linhas de montagem e em muitos outros lugares. Com o uso de ar comprimido, os trabalhadores podem operar ferramentas e construir produtos de forma mais eficiente.

Um dos propósitos de um reservatório de ar é ajudar a modular a demanda de ar do compressor para o usuário final do ar comprimido. Como a maioria dos sistemas é projetada de modo que a potência máxima do compressor de ar excede a demanda máxima possível pelo usuário final, um reservatório de ar vai ajudar a armazenar o excesso de ar que não está sendo imediatamente utilizado pelo usuário final. Isso permite que o compressor funcione com menos frequência, porque não tem que ligar e desligar sempre o sistema quando o ar está esgotado.

Receptores de arOutro papel importante de um reservatório de ar é igualar as diferenças de pressão do compressor no ciclo ligado / desligado. Quando o equipamento é ligado, a pressão fica alta, e quando ele é desligado, o ar começa a se esgotar no sistema, ocorrendo a queda de pressão. Ajudando a manter um fornecimento constante de ar a uma pressão constante, um reservatório de ar funciona como um dispositivo de regulagem de pressão, que ajuda a manter a pressão estável durante o turno de alta para baixa pressão quando o ar está sendo esgotado e, inversamente, de baixa para alta pressão quando o compressor é ligado. Isso evita o desgaste do sistema de ar, do compressor e das ferramentas extras.

Receptores de ar são uma parte integrante de qualquer sistema de ar comprimido. Tais receptores, muitas vezes, são instalados no final da linha perto do ponto de uso. Às vezes, um sistema terá dois receptores - um posicionado no início do sistema e um reservatório de ar segundo colocado mais perto do usuário final.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos