Métodos de planejamento de manutençãoO planejamento de manutenção feito de forma ineficaz pode resultar em perda de tempo e dinheiro. É dever dos gestores desenvolver métodos de planejamento de manutenção para evitar desperdício excessivo. Uma maneira pela qual isso pode ser feito é começar com o desenvolvimento de ordens de serviço completas, além de manter bons históricos de manutenção e seus respectivos máquinas e equipamentos.

O planejamento de manutenção pode ter um dos maiores efeitos sobre o orçamento de uma empresa. Muitos gestores de indústria notaram que, mesmo quando os planos de gestão de manutenção são empregados, os orçamentos são ainda muitas vezes afetados negativamente. Uma razão principal para isso é porque os planejadores de manutenção tendem a estar ocupados com trabalhos que não de sua alçada.

Planejamento de manutenção eficaz geralmente requer que um indivíduo esteja envolvido e focado em suas funções. Elaborar e pensar em um planejamento que vise à redução de desperdício não é uma tarefa simples. Isto requer um grande esforço de investigação, avaliação e cálculo. Envolve também a comunicação e a coordenação com outros gestores.

A gestão dos planos de manutenção é algo que precisa ser feito com bastante antecedência. Esperar até que haja falhas ou avarias não é o correto. Isso resulta em uma perda de controle que pode sair caro para as empresas. Em vez disso, um método melhor é ter planos que abranjam um período de avaliações e testes em máquinas de pelo menos 18 meses. Quem elabora o plano de manutenção deve organizar uma ordem de serviço sólida, um cronograma de desligamento efetivo e manter os arquivos de históricos de manutenção em equipamentos e ativos de forma competente.

planejamento de manutençãoA ordem de serviço pode ser considerada eficiente se ela contém tudo o que precisa ser comunicado a todos os que estarão envolvidos em um trabalho de manutenção futuro. Este documento pode ser vista pela alta administração, técnicos e contadores. Portanto, o trabalho deverá a ser feito deve ser claramente definido. Os materiais necessários para completar o trabalho também devem estar incluídos. Além disso, itens como esboços e instruções especiais devem ser listados.

O cronograma de desligamento é importante para casos em que um equipamento essencial precisa ser desligado por um período. O planejador de manutenção deve ser capaz de fazer suposições sobre qual o período em que isso vai ocorrer. Ele também deve apresentar todos os projetos de manutenção a serem executados durante esse tempo.

Muitas das avaliações feitas durante o planejamento de manutenção precisam estar documentados em arquivos com históricos. Estes documentos devem conter detalhes de manutenção de todos os equipamentos. Isso pode incluir quaisquer padrões de manutenção ou problemas em curso.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Manutenção
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Manutenção