Como medir o tamanho da tubulação de gás de alta pressãoA tubulação de gás de alta pressão deve ser dimensionada adequadamente para garantir a segurança. Qualquer pequena falha ao especificar as classificações de pressão da tubulação e/ ou o tamanho do tubo pode levar à ruptura de tubo, ao mau desempenho do gasoduto ou a uma explosão, se o gás for inflamável.

Gasodutos de alta pressão são perigosos e devem ser projetados de forma adequada.

A velocidade recomendada de tubulação de alta pressão do gás é de 28 a 30 metros por segundo (90 a 100 pés por segundo).

Como medir o tamanho da tubulação de gás de alta pressãoA regra usada para calcular o diâmetro do tubo necessário com base no fluxo volumétrico de gás é a seguinte:

  1. Determine a necessária alta pressão de gás vazão volumétrica. Esta será fornecida pelo aplicativo. Por exemplo, suponha que há uma vazão desejada de gás de 120.000 metros cúbicos por hora a 350 psi (libras por polegada quadrada).
     
  2. Determine o diâmetro do tubo ideal baseado em uma velocidade do gás recomendado de 95 metros por segundo. Esta velocidade deve ser convertida em metros por hora, multiplicando a velocidade de 3600 (3.600 segundos equivale a uma hora). Este valor é 95 x 3600 ou 342 mil pés por hora.
     
  3. Divida a vazão volumétrica pela velocidade para revelar uma área da seção transversal da tubulação de diâmetro ideal. Isso é 120.000 dividido por 342.000, que é de 0,35 metros quadrados.
     
  4. Determine o diâmetro do tubo interno da área transversal. O cálculo é feito usando a fórmula de A (d2) = Π / 4, onde "A" é a área transversal, "d" é o diâmetro interno em pés e Π Pi é que é 3,1416. Se "A" é conhecido, a fórmula torna-se √ (A x 4 / Π) = d. Ligando os números, dá um diâmetro de 0,67 metros ou 8 polegadas. Portanto, para um gasoduto de alta pressão do gás que flui a 120.000 pés cúbicos por hora, é necessário um tubo de diâmetro de 8 polegadas.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Petróleo & Gás
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Petróleo & Gás