Bridgestone aplica logística reversa para descarte de pneus

Bridgestone aplica logística reversa para descarte de pneusA logística reversa, técnica que devolve os produtos após seu consumo para o fabricante, é uma das estratégias da gigante de pneus Bridgestone Bandag em relação ao meio ambiente. Agora, no fim da vida útil dos pneus, o descarte é feito pela Reciclanip, instituição criada pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip).

O programa é uma entre as iniciativas da empresa japonesa, que também aposta em coleta seletiva e destinação correta de resíduos em suas plantas. Segundo a Bridgestone, a ação “tem contribuído para a regularização das atividades de empresas laminadoras que atuam na informalidade, já que a Reciclanip exige de seus parceiros licenciamento junto aos Órgãos Ambientais Estaduais e junto ao Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA)”.

Aqui no Brasil, a Bridgestone tem fábricas em Santo André (SP) e Camaçari (BA), ambas participantes do Reciclanip e que, juntas, produzem cerca de 42 mil pneus por dia.

Depois de recolhidos, os pneus velhos vão para empresas de trituração e picotagem cadastradas no programa. Os fragmentos são reutilizados como combustível alternativo nas indústrias de cimento, matéria-prima na confecção de pisos, blocos e guias em substituição à brita, confecção de solados de sapatos, borracha para vedação e peças de reposição para indústria automobilística, entre outras atribuições.

Bridgestone aplica logística reversa para descarte de pneusNo segmento de recapagem, as empresas reformadoras de pneus que compõem a rede Bandag destinam de forma correta o pó de borracha, um dos grandes resíduos do processo de reforma. Este pó é utilizado como fonte de energia alternativa e também usado na construção de quadras esportivas.

“Além da responsabilidade dos fabricantes ao se desfazerem daquilo que criaram com o menor impacto para o meio ambiente, é necessário haver o compromisso dos clientes em fazer a melhor compra, buscando empresas que oferecem alternativas como esta” afirma o Gerente de Marketing da Bridgestone Bandag, Ricardo Drygalla.

A Reciclanip conta com cerca de 700 pontos de coleta de resíduos, distribuídos em 22 estados, o que permitiu, até dezembro de 2012, a destinação apropriada de 330 milhões de pneus inservíveis.

A Anip investe no programa em parceria com as prefeituras para a coleta e destinação dos pneus inservíveis em todo o território nacional, de acordo com a resolução 416 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password