Lista de doenças ocupacionais mais comuns

Lista de doenças ocupacionais mais comunsA exposição ocupacional contribui para a morbidade e a mortalidade de muitas pessoas que atuam no setor industrial. No entanto, as doenças ocupacionais continuam a ser responsáveis por um número estimado de 860.000 doenças e 60.300 mortes por ano. A Medicina do Trabalho, dentro do setor de segurança do trabalho, pode desempenhar um papel importante na melhoria do reconhecimento de doença profissional, na prevenção de doenças progressivas e na incapacidade dos próprios pacientes, contribuindo para a proteção de outros trabalhadores similarmente expostos. Este papel pode ser maximizado se os médicos elevarem seu nível de conhecimento em relação às doenças às quais os trabalhadores estão expostos, estabelecendo um acesso sistemático aos recursos de saúde ocupacional.

Conheça a lista de doenças ocupacionais mais comuns

Distúrbios Osteomusculares

Pacientes com distúrbios osteomusculares envolvendo o braço e o pescoço freqüentemente procuram atendimento médico. Tarefas de trabalho contribuem para os sintomas em uma proporção significativa desses pacientes. Mais de 60 por cento de relatos de doenças ocupacionais são relacionados aos distúrbios osteomusculares de vários tipos. Diagnósticos específicos, como a compressão do nervo localizado (por exemplo, síndrome do túnel carpal), tendinite (epicondilite, por exemplo, lateral, e tendinite de Quervain), tensão muscular e síndromes de dor regional, têm sido associados com trabalhos em todos os setores da economia. Força de repetição, posturas estáticas, vibração, velocidade de trabalho e tarefas restritas são fatores ocupacionais que podem contribuir para o desenvolvimento destas doenças.

Doenças Respiratórias

Uma grande variedade de doenças respiratórias também é, muitas vezes, de origem ocupacional. A pneumoconiose devido à inalação de sílica amianto, poeira ou outros materiais não-orgânicos deve ser considerada em pacientes que relatam dispnéia progressiva e tosse seca. Doenças das vias respiratórias, incluindo bronquite, rinossinusite e asma, têm sido cada vez mais reconhecidas como trabalhos que expõem o trabalhador a produtos perigosos.

Uma ampliada matriz de exposições tem sido associada à asma ocupacional relacionada com a possível exposição a alérgenos (por exemplo, pó de grão), irritantes respiratórios (por exemplo, dióxido de enxofre) ou substâncias agindo através de outros mecanismos (por exemplo, isocianatos). Menos frequentemente, a gripe recorrente ou a pneumonia podem realmente ser sintomas de hipersensibilidade por exposição ao mofo, a outros materiais orgânicos ou a determinados produtos químicos.

distúrbios osteomuscularesDistúrbios Neurológicos

O sistema nervoso é um alvo frequente de toxinas, incluindo solventes orgânicos (por exemplo, tolueno e hidrocarbonetos clorados), metais (como, chumbo e manganês) e pesticidas (incluindo os organofosforados). Uma doença chamada polineuropatia periférica pode ser causada por agentes como a cetona chumbo, butil metílico e pesticidas organofosforados. Mais comumente, a exposição crônica ao solvente orgânico é responsável por uma síndrome que causa dores de cabeça, fadiga, tonturas, dificuldades cognitivas e depressão.

Câncer e doenças cardíacas

Exposições ocupacionais também contribuem para uma percentagem notável de casos de câncer e têm sido cada vez mais reconhecidas como fatores para o desenvolvimento de doença arterial coronariana.

Doenças relacionadas ao estresse

O estresse também surgiu como um risco importante no local de trabalho contemporâneo. Tem sido associado a uma série de doenças físicas e emocionais, incluindo a doença arterial coronariana e infarto do miocárdio. O risco de doenças relacionadas ao estresse é o aumento de postos de trabalho com altas demandas emocionais / psicológicas e baixo potencial de controle pelo trabalhador.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password