Como converter energia solar em eletricidadeA maior parte da energia na Terra vem do sol. O sol nos aquece e fornece luz e nutrientes. Vento limpo e energia das ondas são, indiretamente, gerados por energia solar. Nossa cadeia alimentar é baseada em plantas que capturam a energia solar através da fotossíntese.

Essa energia solar pode ser convertida em energia acessível para as nossas necessidades elétricas.

A energia solar é composta de calor e luz, que tem as qualidades de ondas e partículas individuais chamadas fótons através de uma vasta gama do espectro eletromagnético. O sol é uma fornalha nuclear, convertendo hidrogênio em hélio através da fusão nuclear. O sol libera uma energia de 100 bilhões de bombas nucleares (H-bombs) a cada segundo. É um processo muito eficiente, convertendo massa diretamente a energia através da famosa equação de Albert Einstein: E = MC2, onde E é energia, m é a massa e C é a velocidade de vezes a própria luz. Um pouquinho de massa pode fazer uma grande quantidade de energia.

Como converter energia solar em eletricidade

A energia é transformada de uma forma para outra por um dispositivo conhecido como um transdutor. Um microfone, por exemplo, converte as ondas sonoras em eletricidade. Para converter a radiação solar em eletricidade, é necessário começar por um painel solar.

Células solares foto voltaicas (PVC) são, essencialmente, semicondutores, que têm propriedades de transmissão elétrica existente entre condutores como metal ou água salgada e isolantes, como a borracha. Os painéis solares são construídos com folhas de silício dopado, o elemento principal da areia da praia, com impurezas como fósforo adicionados que permitem que os elétrons fluam. Quando a energia cinética dos fótons solares que se deslocam atinge um PVC, um fluxo de elétrons começa que poderá ser extraído por um par de fios, criando a corrente contínua (DC) como uma bateria.

Como converter energia solar em eletricidadeAo instalar um painel solar para gerar energia elétrica, é importante calcular qual é a economia que ele vai proporcionar. Um sistema de energia solar muitas vezes se paga em alguns anos.

Quando estiver planejando a instalação, dê preferência a uma área, pode ser um telhado, por exemplo, onde eles vão receber a exposição mais desobstruída ao sol durante a maior parte do ano. A melhor maneira de fazer isso é pegar um empreiteiro de confiança e buscando referências sobre profissionais e empresas que realizam o serviço, que ainda não é muito comum aqui no Brasil.

Não se esqueça de instalar um inversor. Ao contrário da energia da bateria, a corrente é alternada, o que inverte a direção sessenta vezes por segundo. Antes de utilizar energia solar para alimentar os aparelhos, ele tem que ser convertido por um dispositivo conhecido como um inversor. Com a maioria dos utilitários de hoje, um inversor também irá permitir que você alimente o local de energia para a rede elétrica em um dia ensolarado e armazenar essa energia acumulada.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia