Novo sistema de comércio exterior entra no ar em fevereiroO Novo Módulo do Siscomex Exportação Web (Novoex) começa a funcionar em sua totalidade a partir do dia 1° de fevereiro. O sistema substitui o módulo atual do Siscomex Exportação, lançado em 1993. Até o dia 31 de janeiro, o novo sistema de comércio internacional estará em operação simultânea com o antigo, que será, então, desligado definitivamente para novas operações.

O Novoex é completamente online e não há necessidade de instalar programas na máquina do usuário. O Novoex apresenta ainda uma nova interface, mais interativa para os usuários, com maior visibilidade do processo pelo exportador e pelo anuente, e permite a simulação prévia dos registros de exportação (RE).

Novo sistema de comércio exterior entra no ar em fevereiroPelo sistema, os usuários podem gravar os REs e os Registros de Crédito (RCs), estes últimos feitos para as exportações financiadas com recursos tanto privados como públicos.

As novidades no Novoex possibilitam o aproveitamento de informações de registros anteriores e ainda permitem que os usuários realizem REs por lotes, facilitando o trabalho dos operadores e diminuindo o tempo das operações.

Outra funcionalidade em destaque é a totalização online dos valores e quantidades informados pelo exportador com avisos para valores incompatíveis. No Novoex, serão efetuadas apenas operações comerciais (RE e RC), sendo que todas as operações aduaneiras continuam sendo realizadas nos sistemas da Receita Federal.

O Siscomex vai continuar disponível para consultas, alterações e outros procedimentos nas transações já realizadas por meio do aplicativo.

Mais informações sobre o Novoex podem ser encontradas no site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Comércio Internacional
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Comércio Internacional