Prós e contras de medidores inteligentes de energiaOs medidores inteligentes de energia são dispositivos eletrônicos que rastreiam e registram o uso elétrico de um cliente.

Em todo o mundo, as concessionárias de energia elétrica têm substituído os medidores analógicos (foto à esquerda), que fazem a leitura uma vez por mês, por novos medidores digitais inteligentes, que automaticamente capturam as informações sobre consumo e transmitem os dados de volta para as empresas de energia.

Aqui no Brasil, desde meados de 2011, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) está estudando as regras que definem a troca de mais de 68 milhões de aparelhos medidores. Os novos medidores inteligentes são conectados à internet e também permitem, além da leitura, que as distribuidoras façam cortes e ligamentos de energia à distância, reduzindo custos. A troca deverá começar pelas grandes capitais. O gasto estimado para a troca nos próximos 10 anos é de US$ 6 bilhões.

Medidores inteligentes oferecem os seguintes benefícios e desafios para empresas de energia elétrica, clientes e meio ambiente.

Vantagens dos medidores inteligentes de energia

  • Eliminação da leitura manual do medidor
  • Monitoramento do sistema elétrico de forma mais rápida
  • Torna possível a utilização de recursos energéticos de forma mais eficiente
  • Fornece dados em tempo real útil para equilibrar cargas elétricas, reduzindom assim, as falhas de energia (apagões)
  • Permite precificação dinâmica (aumentando ou diminuindo o custo da eletricidade com base na demanda)
  • Evita a despesa de capital de construção de novas usinas
  • Otimiza o rendimento, ajudando com os recursos existentes

Depois que a companhia elétrica instala sua infraestrutura completa de medição avançada, os aparelhos inteligentes podem beneficiar o cliente final.

  • Oferece feedback mais detalhado sobre o uso de energia
  • Permite o ajuste de seus hábitos para reduzir contas de energia elétrica
  • Reduz apagões e falhas em todo o sistema elétrico

Prós e contras de medidores inteligentes de energiaOs medidores inteligentes podem, em última análise beneficiar o meio ambiente, pois evitam a necessidade de construção de novas usinas que produzem poluição, reduzem as emissões de gases de efeito estufa de usinas de energia já existentes e também a poluição por veículos de leitores convencionais.

Desvantagens dos medidores inteligentes de energia

No entanto, como todo novo processo de tecnologia e inovação, a novidade tem seus prós e contras. Enquanto os medidores inteligentes apresentam as vantagens citadas anteriormente, eles também mostram desafios para empresas de energia elétrica, clientes e meio ambiente.

No caso da companhia elétrica, a transição para novas tecnologias e processos pode custar muito em termos de recursos, o que exige um compromisso financeiro a longo prazo para a adoção da nova tecnologia e do software relacionado. Além disso, é preciso gerenciar a reação do público e aceitação dos clientes aos medidores novos.

Gerenciar e armazenar grandes quantidades de dados de medição e garantir a segurança dos dados de medição são outras questões que as distribuidoras de energia vão enfrentar.

Já os consumidores devem ficar atentos à precisão do novo medidor e à privacidade de seus dados pessoais. A princípio, a adoção dos aparelhos não deve representar aumento na tarifa, mas é importante prestar atenção a taxas adicionais.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia