Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Prós e contras de medidores inteligentes de energia

Aqui no Brasil, desde meados de 2011, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) está estudando as regras que definem a troca de mais de 68 milhões de aparelhos medidores.

Mais notícias relacionadas a energia:

Parques eólicos offshore
Plantas de geração de energia podem ser erguidas em rios, lagos e no mar.


Como funciona a Caixa de Bloom
Esta é uma adaptação da tecnologia de células de combustível de óxido sólido, que gera ...


O que é combustível sem fumaça
Alguns combustíveis sólidos comuns que normalmente são considerados sem fumaça são carvão antracite, coque, carvão ...


Prós e contras de medidores inteligentes de energiaOs medidores inteligentes de energia são dispositivos eletrônicos que rastreiam e registram o uso elétrico de um cliente.

Em todo o mundo, as concessionárias de energia elétrica têm substituído os medidores analógicos (foto à esquerda), que fazem a leitura uma vez por mês, por novos medidores digitais inteligentes, que automaticamente capturam as informações sobre consumo e transmitem os dados de volta para as empresas de energia.

Aqui no Brasil, desde meados de 2011, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) está estudando as regras que definem a troca de mais de 68 milhões de aparelhos medidores. Os novos medidores inteligentes são conectados à internet e também permitem, além da leitura, que as distribuidoras façam cortes e ligamentos de energia à distância, reduzindo custos. A troca deverá começar pelas grandes capitais. O gasto estimado para a troca nos próximos 10 anos é de US$ 6 bilhões.

Medidores inteligentes oferecem os seguintes benefícios e desafios para empresas de energia elétrica, clientes e meio ambiente.

Vantagens dos medidores inteligentes de energia

  • Eliminação da leitura manual do medidor
  • Monitoramento do sistema elétrico de forma mais rápida
  • Torna possível a utilização de recursos energéticos de forma mais eficiente
  • Fornece dados em tempo real útil para equilibrar cargas elétricas, reduzindom assim, as falhas de energia (apagões)
  • Permite precificação dinâmica (aumentando ou diminuindo o custo da eletricidade com base na demanda)
  • Evita a despesa de capital de construção de novas usinas
  • Otimiza o rendimento, ajudando com os recursos existentes

Depois que a companhia elétrica instala sua infraestrutura completa de medição avançada, os aparelhos inteligentes podem beneficiar o cliente final.

  • Oferece feedback mais detalhado sobre o uso de energia
  • Permite o ajuste de seus hábitos para reduzir contas de energia elétrica
  • Reduz apagões e falhas em todo o sistema elétrico

Prós e contras de medidores inteligentes de energiaOs medidores inteligentes podem, em última análise beneficiar o meio ambiente, pois evitam a necessidade de construção de novas usinas que produzem poluição, reduzem as emissões de gases de efeito estufa de usinas de energia já existentes e também a poluição por veículos de leitores convencionais.

Desvantagens dos medidores inteligentes de energia

No entanto, como todo novo processo de tecnologia e inovação, a novidade tem seus prós e contras. Enquanto os medidores inteligentes apresentam as vantagens citadas anteriormente, eles também mostram desafios para empresas de energia elétrica, clientes e meio ambiente.

No caso da companhia elétrica, a transição para novas tecnologias e processos pode custar muito em termos de recursos, o que exige um compromisso financeiro a longo prazo para a adoção da nova tecnologia e do software relacionado. Além disso, é preciso gerenciar a reação do público e aceitação dos clientes aos medidores novos.

Gerenciar e armazenar grandes quantidades de dados de medição e garantir a segurança dos dados de medição são outras questões que as distribuidoras de energia vão enfrentar.

Já os consumidores devem ficar atentos à precisão do novo medidor e à privacidade de seus dados pessoais. A princípio, a adoção dos aparelhos não deve representar aumento na tarifa, mas é importante prestar atenção a taxas adicionais.

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a energia:

Destilador usa energia solar para purificar água

A empresa israelense SunDWater lançou um dispositivo ecológico e de baixo custo e manutenção que usa energia solar para limpar água poluída ou salgada. A novidade ...
Cummins Diesel concentra forças no Nordeste brasileiro

O término de algumas obras do PAC e a conclusão de unidades fabris no Nordeste do Brasil nos últimos anos têm levado empresas do setor energético ...
Como funciona um ímã supercondutor

Um ímã supercondutor é um eletroímã, onde as bobinas são feitas de um supercondutor tipo II. Ele pode facilmente criar campos magnéticos contínuos de 100.000 Oersted ...
Energia mecânica elétrica

Energia mecânica elétrica pode ser criada de duas maneiras: com um gerador elétrico ou um motor. O termo gerador elétrico é usado para descrever uma série ...
O que é sustentabilidade energética

A sustentabilidade energética desempenha um papel importante no nosso mundo e na atual geração populacional. É uma forma de sermos capazes de fazer uso dos recursos presentes num processo ...
Chile solicita licitações para exploração solar na América do Sul

O Chile vai solicitar propostas no próximo ano para construir a maior fazenda solar da América do Sul, pois o governo pretende dar o pontapé inicial de investimentos ...
Campanha da Eletrobras desmistifica energia nuclear

A Rota da Energia Nuclear, novo projeto da Eletrobras, tem como objetivo explicar de forma didática como é feita a produção de energia nessas usinas. A ação, criada ...

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google