Gestão de informações em projetos de construção civilAo iniciar um novo projeto, empreiteiros, gestores de construção e clientes estão preocupados com a conclusão das obras dentro do prazo e do orçamento. Quase ninguém está pensando sobre o que vai acontecer com todas as informações que são geradas ao longo da vida do projeto.

As operações e equipe de manutenção devem ficar atentos para isso, mas eles estão acostumados a receber grandes volumes de manuais de papel que constituem pouco valor perto das plantas tecnologicamente avançadas de hoje. Muitas vezes, estes manuais acabam em uma instalação de armazenamento de porão ou em decadência junto com as caixas cheias de documentos do projeto. Considerando a quantidade de dinheiro gasto na construção da obra e a quantidade de informações valiosas que é gerada, gestores de construção e os clientes, especialmente, devem olhar para essa mina de ouro de informações de uma forma diferente.

Essas informações fornecem maneiras de reduzir custos operacionais, melhorar a forma como o próximo projeto será concebido e oferece dados históricos de orçamento para o próximo projeto. As novas tecnologias permitem que as informações do projeto sejam rastreados digitalmente pelo design e pela construção, o que significa que esse recurso agora está facilmente acessível.

Em vez de armazenar e depois destruir milhares de quilos de papel após a conclusão de um projeto, esta informação pode ser transferida para equipes de organização e métodos, engenheiros civis e arquitetos apenas com o clique de um mouse, graças a softwares de gestão de informação em projetos de construção civil existentes no mercado.

Com tecnologias de busca poderosas e a capacidade de vincular esses dados para modelos BIM (building information models, ou modelos de informação de construções) e GPS, esse volume de informação eletrônica continuará a oferecer benefícios substanciais de economia de custo para o cliente.

Dados úteis

Gestão de informações em projetos de construção civilPara colher os benefícios dessa informação eletrônica, a equipe do projeto precisa identificar como eles estão indo para gerenciar todas as informações eletronicamente do projeto desde o início do trabalho. Com um aplicativo colaborativo de gestão, desde a concepção do design até a conclusão do projeto, gestores de construção civil conseguem reunir um repositório de dados que serão úteis durante e depois do projeto.

Equipes de projeto precisam olhar para o ciclo de vida de informações assim como eles olham para os custos de um canteiro de obras e controla-lo de maneira similar.

Hoje, com software de gestão colaborativa de construção movendo informação eletronicamente através da equipe do projeto, a transmissão de papel está finalmente morta.

A transmissão foi originalmente implementada para monitorar a partilha e troca de informações do projeto entre os membros de uma equipe de projeto. Originalmente, ela foi enviada pessoalmente, em seguida, enviada por fax e, mais recentemente, por e-mail com os documentos do projeto, como desenhos e ordens de serviço. Essa tarefa trabalhosa e entediante não é mais necessária para as equipes de projeto que usam software de gestão colaborativa para construção. Estas ferramentas de software registra quando as informações são enviadas, lidas e respondidas.

Os softwares também oferecem a vantagem de seres capazes de executar relatórios e busca de informações sem ter que digita-las novamente em uma planilha, ou seja, menos um pedaço de papel para registrar, tirar cópia e arquivar, o que leva à redução de custos, projetos concluídos mais cedo e com uma menor chance de erro humano. E para aqueles que buscam o consumo consciente, esta é uma ótima maneira de ajudar o meio ambiente, poupando recursos naturais em sua obra.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil