Alternativas ecológicas em limpeza industrialProcessos industriais necessitam de produtos de limpeza específicos para remover resíduos como graxa e óleo de peças, máquinas e equipamentos ou para limpeza em geral.

Muitas preocupações surgiram em relação aos produtos utilizados para a limpeza industrial nos últimos anos. Os solventes para limpeza industrial usados atualmente são, muitas vezes, altamente voláteis e têm um risco de dano de inalação, além de oferecer perigos ambientais e de combustão. Esses riscos de segurança estão levando as empresas a buscar alternativas às tradicionais soluções de limpeza com produtos químicos perigosos.

Produtos de limpeza têm finalidades diversas em diferentes configurações de produção que envolvem a remoção de sujeira, graxa, óleo e outros contaminantes. Os funcionários, muitas vezes, têm que usar equipamentos de proteção para evitar a inalação ou absorção de compostos. Vários problemas de saúde e segurança do trabalho estão associados a esse tipo de introdução química, que pode levar a custos médicos para a empresa.

Facilidade de evaporação é também a causa de várias restrições ao uso desses produtos. Novas alternativas estão sendo oferecidas agora com a mesma eficácia de um aspirador de químicos agressivo, mas sem os ingredientes problemáticos.

Desengordurante industrial: como escolher?

Substituir um desengraxante industrial eficiente pode ser difícil em uma empresa, devido ao relacionamento com os fornecedores existentes e os resultados incertos de escolhas seguras para o meio ambiente. Algumas considerações são importantes antes de comprar grandes quantidades de um produto de um fornecedor. Esses itens afetam diretamente a decisão final feita por qualquer companhia:

  • Impacto financeiro
  • Resultados reais versus resultado esperado
  • Segurança dos equipamentos
  • Riscos para a saúde
  • Padrões ambientais
  • Posição sustentável da empresa
  • Necessidades de limpeza

A eficiência de limpeza deve ser prioridade na escolha de um produto substituto e uma empresa precisa avaliar suas necessidades antecipadamente. Requisitos químicos variam de acordo com o tipo de remoção que será executada.

Alternativas ecológicas em limpeza industrialPor exemplo, o tricloroetileno, um composto químico agressivo, funciona melhor para os processos de decapagem, enquanto percloroetileno é mais adequado para a limpeza de peças. O problema é que ambas são substâncias altamente voláteis, que apresentam dano significativo ao meio ambiente e àqueles que os manuseiam.

Prefira substitutos ambientalmente amigáveis na hora de escolher produtos químicos, que são mais seguros e capazes de oferecer bons resultados. Pesquise pode ser necessário para determinar o que oferecer alternativas com a força necessária para a limpeza industrial eficiente, sem o risco aumentado.

O custo é outro ponto importante ao fazer a escolha entre produtos químicos sustentáveis e comuns. Uma solução que esteja no meio-termo pode ser necessária para atender todos esses aspectos organizacionais.

Fornecedores de desengraxantes industriais ecológicos oferecem níveis variados de produtos para ajudar a atender às restrições de despesas individuais de um negócio.

Existem, ainda, normas que afetam o que pode ser usado para a limpeza e restringem desengraxantes específicos com base nos poluentes atmosféricos perigosos que eles liberam. Compostos orgânicos voláteis são típicos de desengraxantes, porque eles não representam danos ao meio ambiente.

Alguns produtos ainda apresentam riscos à saúde aos trabalhadores e devem ser bem estudados antes de comprar. Uma solução de limpeza industrial ecológica será mais segura quando os níveis de compostos orgânicos voláteis forem baixos.

Uma empresa pode considerar produtos biodegradáveis, pois não agridem o meio ambiente e sua eliminação é mais rentável.

As empresas que utilizam produtos de limpeza industrial podem exigir uma alternativa mais segura. Finalidade, custo, segurança e regulamentação são igualmente importantes quando se escolhe um desengordurante industrial.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Comentários

26/01/12 às 13:12h
Miguel Sinkunas
Empresa: Quiminac Indústria e Comércio Ltda.
Meus sinceros parabéns à jornalista Flávia Saad, sou diretor da Quiminac, também Diretor de Químicos na ABRALIMP (Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional), nossa bandeira há mais de 14 anos é a melhoria das condições de limpeza em ambientes industriais através da substituição de solventes por desengraxantes realmente eficazes sem nenhum volátil orgânico, sempre objetivando também a redução de custos.
Este é o primeiro trabalho de divulgação que encontro e considero bastante adequado.
05/03/12 às 11:28h
Renata Branco, da Redação

Obrigada pela visita e pelo elogio, Miguel.

Continue visitando o Manutenção e Suprimentos para mais novidades do setor industrial.

Flávia Saad

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente