Propriedades das areias de moldagemA maioria das operações de fundição em areia usa areia de sílica (SiO 2). Geralmente, a areia utilizada para a fabricação de um molde para o processo de fundição é composta por uma mistura de água e argila. A mistura típica em volume pode ser 89% de areia, 4% de água e 7% de argila. Um excelente controle de todos os aspectos das propriedades da areia é crucial quando fabricação de peças de fundição em areia.

Essas areias são refratárias na natureza e podem resistir à temperatura do metal que está sendo derramado, sem fusão.

As areias de moldagem, por não reagir quimicamente ou combinar com o metal fundido, podem, portanto, ser usadas repetidamente.

Além disso, as areias têm um alto grau de permeabilidade e, assim, permitem o escape dos gases formados durante o vazamento.

As propriedades das areias de moldagem são as seguintes:

1. Força

A areia deve ter resistência suficiente nos seus estados verde, seco e quente. A força verde é a força de areia no estado úmido e é necessária para tornar possível preparar e lidar com o molde.

Se o metal é derramado em um molde verde de areia adjacente ao metal e seca no estado seco, deve ter força para resistir à erosão e à pressão do metal.

A força da areia seca (ou aquecida) significa que o material suporta o fluxo e a pressão do metal em alta temperatura quando o metal fundido é derramado. Caso contrário, o molde pode aumentar, rachar ou até quebrar por inteiro.

A força da areia de moldagem depende do tamanho e forma dos grãos, do teor de umidade, da densidade da areia depois de batida.

A força do molde aumenta com uma diminuição do tamanho de grão e um aumento do teor de argila e densidade após a batida. A força diminui se o conteúdo de umidade é superior a um valor ideal.

2. Permeabilidade

A areia de moldagem deve ser suficientemente porosa para permitir que os gases dissolvidos, que são liberados no ar quando o metal congela, ou a umidade presente gerada dentro dos moldes é removida livremente quando os moldes são derramados. Esta propriedade é chamada de porosidade ou permeabilidade.

3. Granulosidade e forma

O tamanho e forma dos grãos na areia determinam a aplicação em vários tipos de fundição. Estes são três diferentes tamanhos de grãos de areia: fino, médio e grosso.

A areia fina é usada para a fundições pequenas e específicas. Areia média é usada para referência e trabalhos leves de chão. Se o tamanho do molde é maior, areia grossa é utilizada.

A areia fina, com grãos arredondados, pode ser cuidadosamente compactada e forma uma superfície lisa. Apesar de granulação fina, a areia aumenta a resistência do molde.

Propriedades das areias de moldagem4. Estabilidade térmica

A areia adjacente ao metal é aquecida repentinamente e sofre expansão. Se a parede do molde não é dimensionalmente estável sob aquecimento rápido, rachaduras, flambagem e descamação podem ocorrer.

5. Refração

Refração é a propriedade de resistir às altas temperaturas. Areia de moldagem com refratariedade baixa pode queimar o molde.

É a capacidade do material de moldagem de resistir à temperatura do metal líquido a ser vertido para que não se confunda com o metal. A refratariedade da areia de sílica é mais alta.

6. Fluidez

Fluidez ou plasticidade é a propriedade da areia que responde ao processo de moldagem para que, quando o metal é derramado em todo o padrão, ele tome a forma do molde desejado. Níveis elevados de fluidez na areia são desejáveis para obter compactação a uma densidade uniforme e para obter boa impressão do padrão no molde.

Fluidez é também muito importante em máquina de moldagem. Fluidez aumenta conforme aumentam-se as quantidades de argila e água.

7. Textura de areia

Como mencionado anteriormente, a textura da areia é definida por seu tamanho de grão e distribuição de tamanho de grãos.

A textura escolhida para um aplicativo deve permitir que a porosidade necessária ofereça força suficiente e produza o acabamento superficial desejado na moldagem.

8. Colapsibilidade

A areia de moldagem deve entrar em colapso durante a contração de fundição solidificada. Ela não oferece qualquer resistência, o que pode resultar em rachaduras nas peças fundidas. Além dessas propriedades específicas do material de moldagem, ele deve ser barato, reutilizável e deve ter boa condutividade térmica.

9. Adesividade

É a propriedade mais importante da areia de moldagem e é definida como as partículas de areia sendo capazes de aderir a outro corpo, então, apenas a areia deve ser juntar-se com facilidade com os lados da caixa de moldagem e dar fácil elevação e giro quando preenchida.

10. Reusabilidade

Uma vez que grandes quantidades de areia são usados em uma fundição, é muito importante que a areia seja reutilizável de outra forma, pois além de custos, há o problema do descarte correto.

11. Facilidade na preparação e controle

A areia deve prestar-se a uma fácil preparação e controle de máquinas e equipamentos mecânicos.

12. Condutividade

A areia deve ter condutividade suficiente para permitir a remoção de calor da fundição.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Metal Mecânica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Metal Mecânica