Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Propriedades das areias de moldagem

- 1 avaliações


As areias de moldagem, por não reagir quimicamente ou combinar com o metal fundido, podem, portanto, ser usadas repetidamente e têm alto grau de permeabilidade.

Mais notícias relacionadas a metal mecânica:

Como escolher o melhor eixo de aço
O aço é muitas vezes a melhor escolha para um eixo, pois é resistente a ...


Extrusão de alumínio
Peças são produzidas por aquecimento de alumínio ou suas ligas através de um molde no ...


O que é usinagem fotoquímica
Método cria imagens ou recortes gravados em uma folha de metal por meio da exposição ...


Propriedades das areias de moldagemA maioria das operações de fundição em areia usa areia de sílica (SiO 2). Geralmente, a areia utilizada para a fabricação de um molde para o processo de fundição é composta por uma mistura de água e argila. A mistura típica em volume pode ser 89% de areia, 4% de água e 7% de argila. Um excelente controle de todos os aspectos das propriedades da areia é crucial quando fabricação de peças de fundição em areia.

Essas areias são refratárias na natureza e podem resistir à temperatura do metal que está sendo derramado, sem fusão.

As areias de moldagem, por não reagir quimicamente ou combinar com o metal fundido, podem, portanto, ser usadas repetidamente.

Além disso, as areias têm um alto grau de permeabilidade e, assim, permitem o escape dos gases formados durante o vazamento.

As propriedades das areias de moldagem são as seguintes:

1. Força

A areia deve ter resistência suficiente nos seus estados verde, seco e quente. A força verde é a força de areia no estado úmido e é necessária para tornar possível preparar e lidar com o molde.

Se o metal é derramado em um molde verde de areia adjacente ao metal e seca no estado seco, deve ter força para resistir à erosão e à pressão do metal.

A força da areia seca (ou aquecida) significa que o material suporta o fluxo e a pressão do metal em alta temperatura quando o metal fundido é derramado. Caso contrário, o molde pode aumentar, rachar ou até quebrar por inteiro.

A força da areia de moldagem depende do tamanho e forma dos grãos, do teor de umidade, da densidade da areia depois de batida.

A força do molde aumenta com uma diminuição do tamanho de grão e um aumento do teor de argila e densidade após a batida. A força diminui se o conteúdo de umidade é superior a um valor ideal.

2. Permeabilidade

A areia de moldagem deve ser suficientemente porosa para permitir que os gases dissolvidos, que são liberados no ar quando o metal congela, ou a umidade presente gerada dentro dos moldes é removida livremente quando os moldes são derramados. Esta propriedade é chamada de porosidade ou permeabilidade.

3. Granulosidade e forma

O tamanho e forma dos grãos na areia determinam a aplicação em vários tipos de fundição. Estes são três diferentes tamanhos de grãos de areia: fino, médio e grosso.

A areia fina é usada para a fundições pequenas e específicas. Areia média é usada para referência e trabalhos leves de chão. Se o tamanho do molde é maior, areia grossa é utilizada.

A areia fina, com grãos arredondados, pode ser cuidadosamente compactada e forma uma superfície lisa. Apesar de granulação fina, a areia aumenta a resistência do molde.

Propriedades das areias de moldagem4. Estabilidade térmica

A areia adjacente ao metal é aquecida repentinamente e sofre expansão. Se a parede do molde não é dimensionalmente estável sob aquecimento rápido, rachaduras, flambagem e descamação podem ocorrer.

5. Refração

Refração é a propriedade de resistir às altas temperaturas. Areia de moldagem com refratariedade baixa pode queimar o molde.

É a capacidade do material de moldagem de resistir à temperatura do metal líquido a ser vertido para que não se confunda com o metal. A refratariedade da areia de sílica é mais alta.

6. Fluidez

Fluidez ou plasticidade é a propriedade da areia que responde ao processo de moldagem para que, quando o metal é derramado em todo o padrão, ele tome a forma do molde desejado. Níveis elevados de fluidez na areia são desejáveis para obter compactação a uma densidade uniforme e para obter boa impressão do padrão no molde.

Fluidez é também muito importante em máquina de moldagem. Fluidez aumenta conforme aumentam-se as quantidades de argila e água.

7. Textura de areia

Como mencionado anteriormente, a textura da areia é definida por seu tamanho de grão e distribuição de tamanho de grãos.

A textura escolhida para um aplicativo deve permitir que a porosidade necessária ofereça força suficiente e produza o acabamento superficial desejado na moldagem.

8. Colapsibilidade

A areia de moldagem deve entrar em colapso durante a contração de fundição solidificada. Ela não oferece qualquer resistência, o que pode resultar em rachaduras nas peças fundidas. Além dessas propriedades específicas do material de moldagem, ele deve ser barato, reutilizável e deve ter boa condutividade térmica.

9. Adesividade

É a propriedade mais importante da areia de moldagem e é definida como as partículas de areia sendo capazes de aderir a outro corpo, então, apenas a areia deve ser juntar-se com facilidade com os lados da caixa de moldagem e dar fácil elevação e giro quando preenchida.

10. Reusabilidade

Uma vez que grandes quantidades de areia são usados em uma fundição, é muito importante que a areia seja reutilizável de outra forma, pois além de custos, há o problema do descarte correto.

11. Facilidade na preparação e controle

A areia deve prestar-se a uma fácil preparação e controle de máquinas e equipamentos mecânicos.

12. Condutividade

A areia deve ter condutividade suficiente para permitir a remoção de calor da fundição.

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a metal mecânica:

Como escolher o melhor adesivo para metal

Para decidir pelo melhor adesivo para metal, é necessário considerar uma série de fatores que envolvem o trabalho que se pretende realizar. Se a aplicação exige um adesivo ...
Processo de pressão isostática a quente

Pressão isostática a quente é um processo em que a densidade global de um componente é aumentada, removendo o excesso de líquidos e vazios. Isto normalmente ocorre em duas ...
Composição de plásticos

Composição de plástico é um processo de adição de materiais em uma base de plástico fundido para produzir um material com qualidades desejadas. Aditivos e modificadores podem ...
O que é curvatura plástica

A curvatura plástica normalmente envolve a alteração da forma de folha de plástico ou de ângulos que integram no tubo de plástico rígido para aplica ...
Tolerância de curvatura

Tolerâncias de curvatura é uma medida da quantidade de material extra necessária para acomodar uma curva na folha de metal. Esta é uma função do ângulo de dobra, o ...
Microusinagem de massa

Microusinagem de massa é um método de fabricação de componentes mecânicos ou elétricos extremamente pequenos. Este processo tipicamente usa wafers de silício, mas, ocasionalmente, utiliza pl ...
Microfabricação ou microusinagem

Microfabricação e microusinagem são termos que descrevem as tecnologias e processos utilizados na tomada de estruturas microscópicas ou dispositivos. Estas estruturas podem variar em tamanho, a partir ...

Metal Mecânica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Metal Mecânica


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google