Formas de energia potencialEnergia potencial é um conceito que pode ser mais entendido simplesmente como energia armazenada. A energia potencial é armazenada dentro de um sistema físico, geralmente como resultado do posicionamento de um objeto. Formas de energia potencial incluem os tipos de energia que tem a ver com a gravidade, elasticidade, química, eletricidade e energia térmica.

A energia é classificada de duas maneiras: potencial e cinética. A energia cinética é relacionada ao movimento. Já a energia potencial é aquela armazenada em um objeto estático. Compreender isto pode explicar como a energia continua a existir mesmo quando seus efeitos não podem ser vistos.

Um das maneiras mais fáceis de entender o “funcionamento” da energia potencial é a energia potencial elástica. Isto pode ser ilustrado pelo desenho de um arco. Pelo fato de que forma da corda do arco fica temporariamente deformada, quando for lançada a flecha, a corda tentará retornar à sua forma original, produzindo assim a energia que impulsiona a flecha. Até o arco ser liberado, esta energia existe como energia potencial elástica.

Outro dos exemplos comuns de energia potencial é a energia gravitacional. Um objeto tem sua queda acelerada graças à energia cinética. Quando o objeto atinge o solo, esta mesma quantidade de energia será liberada na forma de calor e som durante a colisão. No entanto, antes que o objeto caia, essa quantidade de energia é armazenada como energia potencial.

energia potencialA quantidade de energia gravitacional depende tanto da massa do objeto quanto da altura em que ele está descansando. Se você mover um livro de uma prateleira para uma prateleira mais alta, a energia potencial do livro vai aumentar. Pode parecer confuso que o mesmo livro possa ter sua energia potencial elevada, sem qualquer alteração física.

Energia química potencial existe na forma como os átomos ou moléculas são formados. Esta energia é então liberada e transformada quando a substância está envolvida em uma reação química. Por exemplo, quando um combustível é queimado, sua energia potencial química é convertida em calor.

Já a energia potencial elétrica vem em várias formas. Um objeto eletricamente carregado em repouso tem energia potencial que se relaciona com outros objetos próximos, que também são carregados eletricamente. De todos os exemplos de energia potencial, talvez o mais espetacular se refira às partículas eletricamente carregadas dentro de um núcleo atômico, que possuem energia potencial nuclear.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia