Aplicação de transportadoras de roscaTransportadoras de rosca são empregadas para lidar com uma grande variedade de materiais que têm relativamente boa fluidez. Materiais pastosos ou agudos são inadequados para esse tipo de equipamento.

Roscas transportadoras têm alguns pontos positivos que recomendam a sua aplicação em diferentes indústrias. Simplicidade de concepção, construção e manutenção fáceis são algumas qualidades frequentemente citadas em favor desse equipamento. Mas, muitas vezes, são as características do material que ditam sua escolha.

Materiais quentes, em pó ou materiais com odores fortes são frequentemente transmitidos por transportadores de parafuso, porque o processo pode ser feito facilmente à prova de poeira por encamisamento da calha.

Aplicações típicas incluem plantas de armazenagem de grãos, fábricas de rações, plantas de processamento de cereais, fábricas de produtos químicos, areia e lojas de preparação de fundição para a entrega de barro para as máquinas de mistura.

Roscas transportadoras são muito adequadas para serem adotadas como um dispositivo para controlar o volume do fluxo de materiais do fundo de silos, moegas, silos de armazenagem etc, quando roscas transportadoras são denominadas como alimentadores do parafuso.

Alimentadores de parafuso tem amplas aplicações para o funcionamento de unidades de processamento, como secadores, moinhos de martelos, expellers de petróleo e de outras usinas.

Transportadores de parafuso podem ser usados para transportar materiais que serão submetidos a operações térmicas durante o trânsito. O canal transportador é fornecido com revestimento através do qual o meio de aquecimento ou de arrefecimento pode circular para efetuar as operações térmicas.
Aplicação de transportadoras de rosca
Transportadoras em parafuso podem ser operados na horizontal, em um declive ou verticalmente. Muitas vezes, transportadores inclinados resolvem um problema de transporte de forma eficaz, mas caso contrário, uma combinação de unidades horizontais e verticais deve ser instalada. O ângulo de inclinação de transportadores inclinados é normalmente 10° a 20°.

Transportadores verticais são normalmente complexos em design e precisam ser executados em velocidade mais rápida.

Transportadoras de rosca nem sempre conseguem parecer favoráveis, devido à alta fricção do material contra a rosca e o canal, probabilidade de degradação do material devido ao esmagamento do material e devido ao maior consumo de energia resultante de um maior atrito.

Portanto, transportadoras de rosca têm limitação na capacidade e distância de transporte. Eles são adequados para as capacidades de baixa e média para curta distância. Capacidade pode ser tão alta quanto 100 metros cúbicos por hora e a distância de transporte é, normalmente, da ordem de 30 a 40 metros.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos