Petrobras usa novo sitema da AGR para perfurar poços no RNA multinacional AGR, provedor de soluções de perfuração, concluiu com sucesso sua primeira operação no Brasil usando seus equipamentos Drill-CE. A solução é baseada no já consagrado Sistema RMR, que foi modificado especialmente para o uso em poços da Petrobras.

O sistema de perfuração da AGR foi utilizado em dois poços no Rio Grande do Norte. Esta foi a primeira vez que soluções aprimoradas da divisão de perfuração (EDS) forneceram serviços de Gradient Drilling Dual (GDD) para a Petrobras.

O Drill-CE tornou possível para as operadoras ajustar ativamente o nível de fluido de perfuração no condutor, permitindo a manipulação precisa de pressão no fundo do buraco para uma perfuração mais eficaz.

Além de menor impacto ambiental, a ferramenta também oferece benefícios como maior segurança, graças a uma detecção mais rápida de perdas, além de significativa economia de tempo, equipamento e custos em poços de águas profundas.

Petrobras usa novo sitema da AGR para perfurar poços no RNPara a Petrobras, o sistema melhorou significativamente a perfuração das seções nesses poços em duas áreas - toda a lama e as estacas foram devolvidos à plataforma sem qualquer descarga para o mar, minimizando o impacto no meio ambiente, e na manipulação de pressão do furo inferior para compensar o ECD. A quantidade de fluido de perfuração perdido para a formação também foi minimizada durante a execução e o revestimento de superfície foi cimentado.

José Fernandes, gestor de contratos da empresa de petróleo e gás, disse que “o sistema AGR efetivamente ajudou a controlar a pressão dentro poço, refletindo positivamente sobre o combate a prejuízos de fluido e reduzindo custos operacionais”.

"Estamos satisfeitos em informar que a Petrobras está agora experimentando os resultados de perfuração melhorados que nos comprometemos a entregar. A empresa tem sido um excelente parceiro neste programa e continuamos com eles para ajustar as capacidades do sistema para mais poços na costa do Brasil no futuro próximo”, afirmou Terry Scanlon, vice-presidente-sênior da AGR para as Américas.

Os poços foram os dois primeiros projetos em uma série de contratos de dois anos de serviços assinado entre a AGR e a Petrobras em 2010.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Petróleo & Gás
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Petróleo & Gás