Como ocorre a ferrugem no metalFerrugem é outro nome para óxido de ferro, que ocorre quando o oxigênio entra em contato com o ferro ou uma liga de ferro que contenha, como o aço, por um longo período de tempo. Ao longo do tempo, o oxigênio se combina com o metal em um nível atômico, formando um novo composto chamado óxido e ocorre um enfraquecimento dos laços do metal em si. Embora algumas pessoas se refiram à ferrugem em geral como "oxidação", esse termo é muito mais geral, embora existam diferentes formas de ferrugem quando o ferro sofre oxidação, e nem todas as reações de oxidação formam ferrugem. O ferro e as ligas com ferro podem enferrujar, mas outros metais também podem se corroer de maneira semelhante.

O principal catalisador para o processo de ferrugem é o óxido de dihidrogênio, mais conhecido como água. Estruturas de ferro ou aço podem parecer sólidas, mas as moléculas de água penetram em orifícios microscópicos e rachaduras em qualquer metal exposto. Os átomos de hidrogênio presentes na água se combinam com outros elementos para formar ácidos, o que acabará por causar maior exposição do metal.

Se o sódio está presente, como é o caso de água salgada, a corrosão provavelmente ocorrerá mais rapidamente. Enquanto isso, os átomos de oxigênio se combinam com os átomos metálicos para formar o composto de óxido destrutivo. Conforme os átomos se combinam eles enfraquecem o metal, tornando a estrutura frágil e quebradiça.

Alguns pedaços de ferro ou aço são grossos o suficiente para manter sua integridade, mesmo que a ferrugem se forme na superfície. Quanto mais fino o metal, maiores as chances de a ferrugem aparecer. Somente a água em si não causa a ferrugem do aço, mas a reação ácida permite que o oxigênio ataque o metal exposto, deixando-o mais vulnerável.

ferrugem A formação de ferrugem não pode ser cessada facilmente, mas os metais podem ser tratados para resistirem aos efeitos mais prejudiciais. Alguns estão protegidos por tintas à prova d'água, revestimentos preventivos, ou barreiras de outras substâncias químicas, como o petróleo. Também é possível reduzir as chances de formação de ferrugem usando um desumidificador dessecante para ajudar a remover a umidade do ar, mas isso normalmente só é eficaz em áreas relativamente pequenas.

O aço galvanizado é tratado muitas vezes para evitar a formação de ferrugem, e este processo de galvanização geralmente envolve uma camada muito fina de zinco a ser aplicada à superfície. O método de galvanização pode ser usado para adicionar uma camada de zinco, estanho ou cromo ao metal. Já a proteção catódica envolve o uso de uma carga elétrica para reprimir ou impedir a reação química que faz com que a ferrugem ocorra.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Metal Mecânica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Metal Mecânica