Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

O que é glulam?

A glulam oferece grande resistência e rigidez quando comparada com a madeira serrada dimensional e é mais forte que o aço, em comparação a um quilo por libra.

Mais notícias relacionadas a construção civil:

O que é superestrutura
Ao projetar uma superestrutura, é necessário considerar a pressão e força que ela irá exercer ...


Tipos de tijolos
Alguns dos tipos mais frequentes são tijolos comuns, tijolos de revestimento e tijolos de engenharia.


Tudo sobre a indústria do cimento
A indústria do cimento é por vezes considerada a base da indústria da construção civil ...


O que é glulam?Glulam vem do inglês glue laminated lumber, ou laminado de cola de madeira. Trata-se de um material de construção versátil e inovador, utilizado em projetos comerciais e residenciais.

Glulam é feita de camadas de madeira única unidas com adesivos de madeira superior.

O material está disponível em diferentes profundidades e comprimentos, dependendo das necessidades do projeto de construção civil. É usado em projetos de longo prazo e é também ideal em desenhos curvos. A glulam oferece grande resistência e rigidez quando comparada com a madeira serrada dimensional e é mais forte que o aço, em comparação a um quilo por libra. As conexões são normalmente feitas com parafusos ou buchas de aço liso e placas de aço.

Usos de glulam

Pode ser usado em vigas em linha reta, como vergas, vigas de piso e de cume. Também é indicado para colunas redondas, seções quadradas e desenhos complexos, além de treliças, arcos, portais, cúpulas, arcos e qualquer utilização que precise de um formato curvo.

Sistema de classificação de força

A classificação de força de glulam é feita de acordo com as propriedades de resistência. Combinações da flexibilidade de glulam de madeira foram organizadas sob um sistema classes de força. A primeira parte do sistema de classificação de força é o valor de referência de valor de design ou sua carga em flexão. Por exemplo, um 24F significa que o membro glulam tem 2.400 psi de carga em flexão. A segunda parte desta classificação de grau é o módulo correspondente do valor elasticidade do membro glulam. Por exemplo, um 24F-1.8e indica um valor de referência de design de dobra de 2400 psi e módulo de elasticidade de 1,8 x 10 ^ 6 psi.

Aparência

Os chamados glulam fornecem quatro tipos de classes listadas na aparência como ANSI A190.1 (2002):

O que é glulam?Enquadramento

Glulam em formato de grade é a escolha comum para a construção de casas e outras áreas onde é especificado glulam combinado com madeira. Esta classe é recomendada apenas em áreas escondidas.

Industrial

Aparência de nível industrial para material glulam é recomendada em áreas onde a estética não é uma grande preocupação. Sob este aspecto de grau, o glulam dá um resultado um pouco melhor do que o grau de enquadramento, mas não é um produto esteticamente bonito. Ele deve ser usado em áreas não visíveis ao público em geral.
Essa classe deixa visível alguma imperfeição de madeira em sua superfície, como nós e vazios.

Arquitetônico

Quando glulam vai ser usado como material de fachada ou elemento exposto, a aparência arquitetônica (ou arquitetural) é altamente recomendada. Oferece um produto com acabamento de alta qualidade, onde os vazios de madeira e imperfeições são preenchidos ou tratados para permitirem uma melhor superfície em produtos arquitetônicos.

Premium

Essa glulam só está disponível em encomendas especiais e geralmente é usada em ocasiões especiais, ou áreas pré-determinadas, onde é esperada alta concentração de pessoas. O tipo Premium oferece superfícies mais lisas que resultarão em um produto de alta qualidade de acabamento.

Vantagens de glulam

Material de madeira laminada é um produto versátil que pode ser usado como teto, piso, vigas, colunas, decks e outros componentes estruturais. Além disso, não agride o meio ambiente, por conter baixos níveis de formaldeído.

É um material fácil de instalar e consertar e pesa menos do que um sexto da mesma dimensão de uma viga de concreto armado.

Vigas e arcos desse composto de madeira podem gerar grandes áreas período sem suporte. Também oferece menores custos de transporte e manuseio, é personalizável para cada necessidade e dura bastante.

No entanto, o mau uso pode levar ao inchaço e retração, que resulta na divisão ou delaminação do feixe.

Dicas de manuseio e armazenamento

Glulam deve ser manuseada com cuidado para evitar qualquer dano ou redução da sua capacidade estrutural. Recomenda-se elevar com suportes de tecido, para evitar arranhões na superfície. Portanto, não se deve usar equipamentos com correntes para transportar a glulam.

Os feixes precisam ser armazenados na vertical e protegidos com um plástico das ações externas até o momento da instalação (exceto aqueles que serão usados em áreas expostas).

Siga sempre as orientações dos fabricantes para usar o material de forma inteligente.

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a construção civil:

Vendas da indústria de construção aumentam 13,8% em março

No mês de março de 2013, a indústria de materiais de construção no Brasil registrou crescimento de 13,8% nas vendas, em relação ao m ...
Wurth lança impermeabilizante para superfícies acabadas

A Wurth do Brasil – multinacional alemã especializada em peças de fixação, produtos químicos, ferramentas e EPI’s – apresenta ao mercado de construção civil uma novidade em ...
Pavimento permeável

O pavimento permeável é o cimento que é projetado para permitir que a água flua através dele, em vez de repelir a água como acontece com o pavimento tradicional. H ...
Diferença entre cofragens e andaimes

Estruturas de cofragem e andaimes são amplamente utilizados na indústria da construção para funções muito específicas. Quando as equipes de construção necessitam de moldar ...
Cofragem de isolamento

A cofragem é um molde pré-fabricado usado para formar as paredes de betão no local. Ao contrário da maioria das cofragens, uma cofragem de isolamento é deixada no lugar ...
Tipo de cofragem de madeira

Para que se possa despejar o concreto numa obra de construção civil, é necessário, primeiramente, formar um molde para que o concreto mantenha sua forma enquanto seca. A cofragem ...
Cofragem de metal

O processo de concretagem envolve a criação de moldes em que o concreto molhado pode ser despejado. Estes moldes seguram o betão no local, enquanto o material toma ...

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google