O que é combustão completaO termo “combustão completa” geralmente é usado em conexão com a queima de hidrocarbonetos. O processo de combustão é envolve a queima que ocorre quando o oxigênio, o combustível e o calor estão simultaneamente presentes. O resultado da combustão completa é a liberação de energia, dióxido de carbono e vapor de água. Se o hidrocarboneto contém dióxido de enxofre, o enxofre também estará presente na combustão completa. Por outro lado, os resultados da combustão incompleta em alguns dos átomos de carbono combinados com apenas um átomo de oxigênio formam monóxido de carbono e outros subprodutos potencialmente danosos.

Normalmente, o processo de combustão é acionado pelo aquecimento de um hidrocarboneto acima de sua temperatura de ignição em um ambiente rico em oxigênio. Quando o composto é aquecido, as ligações químicas do hidrocarboneto são divididas. Os elementos do hidrocarbono, em seguida, combinam-se com o oxigênio para formar oxigênio, contendo compostos conhecidos como óxidos. Este rearranjo de elementos de hidrocarbonetos em óxidos é acompanhado pela liberação de energia e calor.

O processo de combustão completa ocorre quando o combustível (normalmente à base de petróleo) e o oxigênio formam uma combinação perfeita, queimando completamente o combustível. Esta condição também é referida como combustão estequiométrica.

combustão completaA combustão de propano serve como um exemplo de um hidrocarboneto normalmente queimado em uso doméstico. Normalmente, a combustão de propano irá ocorrer quando o gás na mistura com o ar fica entre 2,2 por cento e 9,6 por cento. Isto é referido como limites de inflamabilidade do propano. Um aparelho de propano em bom funcionamento produz uma queima ideal (chama azul) e não deve apresentar nenhum perigo de envenenamento por monóxido de carbono, que é um subproduto da combustão incompleta de propano, sendo mortal.

A combustão incompleta de propano ocorre quando a proporção da mistura é maior ou menor do que a relação ideal, mas ainda ocorre dentro dos limites de inflamabilidade. Se a proporção de propano em relação ao ar é menor do que a relação ideal, uma mistura pobre irá ocorrer, como evidenciado pelas chamas que parecem levantar longe do queimador ou sair. Uma queima rica ocorre quando a proporção de gás propano em relação ao ar é maior do que a relação ideal, e pode ser reconhecida pelas chamas maiores, que são de cor amarela, em vez de azul. O processo de combustão incompleta de propano ou outros hidrocarbonetos normalmente irá resultar na liberação de monóxido de carbono, o que gera riscos ambientais extremamente graves, além de afetar a saúde dos seres humanos, bem como da maioria dos animais.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Petróleo & Gás
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Petróleo & Gás