3 passos para melhorar sua cadeia de suprimentosComo você pode construir uma cultura colaborativa e, ao mesmo tempo, rentável, para a cadeia de suprimentos da sua empresa? Tudo se resume à comunicação, explica Ron Cain, presidente e CEO da TMSI Logística, provedora de serviços terceirizados de armazenagem e logística.

E um componente-chave para uma boa comunicação envolve eliminar o isolamento entre setores que, historicamente, torna cada um deles uma ilha sem ligação umas com as outras.

Para estabelecer uma cadeia de abastecimento mais fluida e com um funcionamento melhor, Cain recomenda seguir esses 3 passos para melhorar sua cadeia de suprimentos:

1. Comece perguntando: "Que tipo de cultura impulsiona a nossa organização?". Essa etapa exige um olhar profundo sobre como seus funcionários enxergam a si mesmos, uns aos outros e a organização como um todo.

Algumas perguntas importantes devem ser feitas durante esse processo.

  • Poderíamos investir em uma unidade local de trabalho para ter uma cultura de comunicação mais eficaz? Uma cultura que incentiva a comunicação é uma empresa que efetivamente compartilha informações. Se você está ansioso para quebrar a mentalidade de isolamento, você terá que mudar a cultura corporativa.
  • Você tem a equipe certa? Infelizmente, não dá para esperar que todos comprem a ideia de mudança em relação aos hábitos de comunicação para melhorar a cultura local de trabalho.
  • Está pessoalmente disposto a mudar? Você não pode esperar que todo mundo mude sua maneira de trabalhar, comunicar e colaborar, enquanto você mantiver seus próprios hábitos. Isso significa tentar novas abordagens, esticando suas habilidades e correndo o risco de fracasso. A criação de uma cultura melhor começa com você.


3 passos para melhorar sua cadeia de suprimentos2. Para colocar em prática um plano novo de comunicação, identifique as ferramentas para o desempenho da força de trabalho. Você precisa de um plano e das ferramentas para completa-lo. Na sua casa, antes de começar a serrar tábuas do piso, você provavelmente tem um projeto, então vamos começar com o plano.

Seu plano é uma declaração de sua estratégia e deve fornecer uma visão panorâmica a médio e longo prazo. Ele deve derivar da declaração de missão da empresa e contar a história sobre como você deseja criar uma cultura baseada no desempenho.

Suas ferramentas, por outro lado, são as táticas e métodos que você usará para construir, dia-a-dia, uma cultura que impulsione uma comunicação eficaz.

Uma boa tática, no começo, é ter certeza que seus esforços são visíveis. Use as ferramentas tecnológicas a seu favor através do envio de atualizações de e-mails, colocando mensagens em recibos de pagamento e holerites e da criação de centros de informação para manter todos por dentro das novidades que estão em curso dentro da empresa.

3. Implemente seu plano para uma cultura que incentiva a comunicação por meio da criação de incentivos para isso. Esses incentivos irão enfatizar a importância da melhoria das comunicações. Conforme ficam visíveis as melhorias na comunicação, você também deve começar a ver melhorias em sua produtividade e nos lucros. Utilizar incentivos financeiros permite que você recompense as pessoas por seu impacto, tanto na cultura da empresa quanto nos lucros obtidos.

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