Funcionamento de um anemômetro sônicoUm anemômetro sônico é um instrumento que mede a velocidade do vento, usando o estado sólido de transdução de ultrassom. Ele é projetado para emitir pulsos ultrassônicos entre os transdutores opostos, a fim de medir o efeito de um meio de vento em energia mecânica de vibrações acústicas. Pelo monitoramento eletrônico de trânsito de pulso, um caminho em pares ou múltiplos pares, um anemômetro sônico detecta a força e a direção do vento e pode realizar outras leituras, como mudanças de temperatura e atmosfera.

Medições de trânsitos de pulso podem ser detectadas em um, dois ou três fluxos dimensionais. A resolução é determinada pelo comprimento do caminho entre os transdutores, que normalmente é em torno de 4 polegadas (aproximadamente 10cm) a 8 polegadas (cerca de 20cm). Os dispositivos anemômetros sônicos ainda fazem medições de turbulência com resolução temporal de 20 hertz (Hz) ou mais.

Como a velocidade do som pode ser afetada pela temperatura, estes instrumentos podem funcionar como termômetros, embora a chuva seja responsável por variar a velocidade do som. A falta de peças em movimento os torna adequados para uso em climas adversos locais, tais como estações meteorológicas, bóias, e em outras espécies marinhas e estações aeroespaciais.

Outro aspecto chave para a tecnologia do anemômetro sônico é a robustez de suas características físicas. Existem vários modelos para as condições de colocação especializada. Por exemplo, instrumentos e equipamentos feitos para trabalho em água salgada são projetados para serem resistentes à corrosão, uma vantagem sobre os tradicionais anemômetros. A tecnologia é capaz de medir ligeiras variações das condições de vento devido ao aquecimento solar em grande escala, com usos em praticamente qualquer ambiente.

anemômetro sônicoOutras são feitas para sobreviver a temperaturas extremas e ventos fortes. Sua capacidade de auto-aquecimento o protege contra a ação do congelamento. Modelos de anemômetros sônicos também são desenvolvidos para suportar a colocação em ambientes perigosos povoadas, tais como instalações industriais, plataformas offshore, estações árticas e navios oceânicos.

Em aplicações de campo, a tecnologia sônica do anemômetro serve a outros objetivos além de monitorar uma estação meteorológica. Estes instrumentos funcionam para o controle de poluição, na construção, na segurança, na agricultura e em inúmeros outros contextos. Eles fornecem um análogo de pequena escala para turbinas eólicas. Além disso, eles ajudam na aviação na meteorologia, no setor de energia e no controle de desastres. Esses dispositivos servem também a uma série de aplicações em contextos de engenharia urbana, ambiental e civil.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos