Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Acidentes frequentes em mineração

Explosões de pó de carvão e metano foram responsáveis pelos maiores desastres em mineradoras da história e frequentemente matam ou prendem os mineiros nas minas subterrâneas.

Mais notícias relacionadas a mineração:

Rio Tinto considera suspensão na maior mina de cobre na Mongólia
Em plena capacidade, a mina será responsável por quase um terço da produção econômica da ...


O que foi o desastre da mina Sago
Poucas horas depois do desastre, a pequena comunidade em Virgínia do Oeste foi inundada pela ...


Onde estão os maiores depósitos de ouro
Cientistas teorizaram que rios, fontes termais e outras fontes de água são responsáveis por grandes ...


Acidentes frequentes em mineraçãoMilhares de mineiros morrem por conta de acidentes a cada ano, especialmente no processo de carvão e mineração de rocha dura. De uma forma geral, mineração de superfície normalmente é menos perigosa do que a mineração subterrânea.

A maioria das mortes de hoje ocorre em países em desenvolvimento, especialmente na China. As minas de carvão da China são as mais perigosas do mundo, matando uma média de 13 mineiros por dia. O país emergente tem o maior número de fatalidades de mineração de carvão, responsável por cerca de 80% do total mundial, embora tenha produzido apenas 35% de carvão do mundo.

Para efeito de comparação, as mortes de mineração de carvão anuais somavam mais de 1.000 por ano no início do século 20 nos EUA, número que diminuiu para uma média de cerca de 450 mortes anuais em 1950 e para 141 na década de 1970. A média anual na mineração de carvão diminuiu para 30 casos fatais entre 2001-2005. Cerca de 60 a 70 mineiros ainda morrem a cada ano nos EUA por acidentes na indústria de mineração e de carvão.

Fatores mais importantes de acidentes na indústria de mineração

  • Gases tóxicos ou explosivos presentes no solo
  • Uso de explosivos (operações de explosão) para fins de quebra de rochas

Quais são os acidentes mais comuns que ocorrem na indústria de mineração?

Metano e explosões de pó de carvão

O metano é um gás altamente explosivo preso dentro de camadas de carvão. Erros mecânicos de máquinas e equipamentos de mineração utilizados indevidamente ou mau funcionamento (tais como lâmpadas de segurança ou equipamento elétrico) ou o uso inadequado de explosivos no subsolo pode liberar metano e desencadear explosões consecutivas de pó de carvão.

Acidentes frequentes em mineraçãoExplosões de pó de carvão e metano foram responsáveis pelos maiores desastres em mineradoras da história e frequentemente matam ou prendem os mineiros nas minas subterrâneas. O acidente trágico em Courrières, o pior desastre de minas de todos os tempos na Europa, foi diretamente causado pelo metano e poeira. Ele causou a morte de 1.099 mineiros no norte da França em 10 de março de 1906.

O acidente Courrières é considerado o segundo maior desastre mortal em mineração, perdendo apenas para o de Colliery Benxihu na China, que matou 1.549 mineiros em 26 de abril de 1942.

Acidentes relacionados com explosões

Detonação consiste em usar explosivos para fins de quebra de rochas. O uso de explosivos de forma inadequada pode levar a situações perigosas, tais como:

Rochas voadoras

Nas duas últimas décadas, a maioria das lesões e mortes em minas de superfície relacionadas com explosões ocorreu quando os trabalhadores foram atingidos por pedras porque eles estavam muito perto da explosão da rocha ou porque foram jogados muito mais longe do que o esperado.

Em minas subterrâneas, mais baixas foram causadas por explosivos pela característica do local, que é estreito. A explosão pode ser seguida de envenenamento pelos vapores liberados, por falhas de ignição e explosões prematuras.

Explosões prematuras

A detonação de uma carga explosiva antes do previsto pode ocorrer devido a descuido, percussão acidental, fusível defeituoso ou explosivos com defeito.

Falha de ignição

Falha de ignição significa uma falha completa ou parcial de uma carga de explosivos em explodir como planejado. Os produtos explosivos ou pirotécnicos que permanecem no solo ou na pilha de lama podem ser acionados por qualquer efeito mecânico durante as fases de escavação, moagem ou esmagamento no processo de mineração, causando ferimentos ou fatalidades para engenheiros ou operadores.

Sismicidade de minas

Especialmente perigosa em áreas de mineração subterrânea, a sismicidade induzida de minas também causa instabilidade de taludes em mineração de superfície e é uma grande ameaça para a segurança do trabalho em minas.

Minas localizadas em regiões sismicamente ativas, como a região Andina (também conhecida por ser uma das mais ricas zonas de mineração metálica em todo o mundo), apresentam risco ainda maior. A utilização de explosivos pode causar inundação da mina, danos na estrutura da superfície e terremotos, como o que causou o colapso da mina de Copiapo, em que 33 mineiros ficaram presos no subsolo de agosto a outubro de 2010.

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a mineração:

Minério de ferro cai para menos de US$90/tonelada

A queda vem sendo constante há alguns meses. Agora, o minério de ferro, usado na produção de aço e principal commodity de exportação brasileiro, está cotado ...
Boom de recursos da Austrália chegou ao fim, diz ministro

Martin Ferguson, ministro de Recursos da Austrália, disse que o boom de commodities no país, uma das grandes forças por trás de seu crescimento econômico ...
Processo de lixiviação in-situ

Lixiviação in-situ é um processo utilizado em mineração para a recuperação de certos tipos de minerais, como ouro, urânio e cobre. A técnica requer que buracos ...
O que é cominuição

Cominuição é processamento de materiais para quebrar rochas e matéria-prima crua em partículas menores e pedaços. Isto é usado na mineração e na produção de uma ...
Produção da Vale aumenta 15% no segundo trimestre

A produção da mineradora Vale atingiu 80,542 milhões de toneladas neste segundo trimestre, batendo recorde com o melhor resultado para o período entre março e ...
Processo de Zachary

A turquesa, encontrada pela primeira vez nos depósitos antigos na Pérsia, foi extraída e utilizada por milhares de anos. A pedra azul luminescente é valorizada pela sua cor ...
Perigos das minas abandonadas

Minas e pedreiras abandonadas são locais extremamente perigosos. Todos os anos, apenas nos EUA, cerca de 20 a 30 pessoas morrem em acidentes que ocorrem nesses locais. Algumas dessas ...

Mineração
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Mineração


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google