Para que serve um permeâmetroUm permeâmetro é um dispositivo de medição utilizado nos casos em que a quantidade de permeabilidade eletromagnética de substâncias naturais, como o ferro, pode ser identificada para determinar se as substâncias são ou não adequadas para uso comercial. Dispositivos permeâmetros também servem para determinar se o conteúdo do solo de uma área específica de terra pode ser adequada ou não para um sistema de tratamento de águas residuais, por meio de testes de permeabilidade do solo ao redor de onde o sistema seria instalado. Há uma série de usos para os diferentes tipos de permeâmetros, no entanto as duas principais funções são: medir a quantidade de permeabilidade eletromagnética em diferentes componentes do solo e determinar a compactação do solo para a adequação com a finalidade de construção.

Os diferentes modelos de permeâmetros são empregados em diferentes aplicações, em que o usuário precisa saber os variados aspectos dos elementos sob uma superfície específica. Por exemplo, um permeâmetro é usado para informar ao usuário as condições de permeabilidade do concreto utilizado na construção civil. Quanto maior o nível de permeabilidade permitida a qualquer substância líquida, mais fraco é o concreto, o que compromete, sem dúvida alguma, a qualidade da construção e a segurança dos moradores.

Os equipamentos permeâmetros também podem ser usados para verificar a permeabilidade das superfícies de estradas e rodovias, garantindo que os materiais que estão sendo usados para construir as estradas são eficientes e de boa qualidade. Superfícies que permitem que a água ou outros fluidos infiltrem-se neles levam ao desgaste do solo, à erosão e ao aparecimento de grandes buracos, causando o risco de acidentes.

permeâmetro

Outra aplicação que um tipo diferente de permeâmetro pode ser usado em compactação do solo é a determinação se uma área de terreno específico é adequado para a construção. É importante saber o nível de permeabilidade do solo ou do barro será alterado conforme a introdução de água, seja para lavagem do solo ou para outra finalidade.

Este permeâmetro de compactação é diferente de um permeâmetro convencional. Neste uso, ele age como um tanque de pressão, com aplicação da pressão da água em uma amostra de solo a fim de determinar a quantidade de água necessária para permear a solo, de modo que o faça mudar seu estado. Nos usos onde o solo é deve ser testado para a permeabilidade de água para a prestação de um descarte de águas residuais ou unidade de tratamento, o solo é testado pela sua capacidade de ser saturado e permitir o fluxo de águas residuais sem deixar que passe em quaisquer mananciais subterrâneos ou outros abastecimento de água naturais.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos